OBJETIVOS





O RIAS é o Centro de Recuperação e Investigação de Animais Selvagens e está localizado em Olhão, na Quinta de Marim. Este centro, anteriormente conhecido por CRA – Centro de Recuperação de Aves, tem cerca de 25 anos de funcionamento, tendo estado envolvido na recuperação e libertação de milhares de animais selvagens após o seu tratamento. Sob orientação do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), e com apoio financeiro da ANA – Aeroportos de Portugal através do Aeroporto de Faro, a Associação ALDEIA assumiu, a partir de 1 de Outubro de 2009, a gestão do centro com um novo projecto mais abrangente que tem como principais objectivos: a recuperação de animais selvagens, a investigação dos fatores de risco para a sua conservação e a educação ambiental da população em geral para a importância da biodiversidade.

Funcionando como um hospital de fauna selvagem, o trabalho do RIAS consiste na receção e tratamento de animais que são encontrados feridos ou debilitados e posterior libertação, sempre que possível, no local onde foram encontrados. Além destes, também a receção de animais mortos de espécies prioritárias é importante, para tentar perceber as causas de morte e, assim, determinar fatores de risco para as populações selvagens.

Se o trabalho de recuperação tem um impacto imediato no bem-estar e sobrevivência de cada animal que passa pelo RIAS, esse trabalho, associado à investigação e a educação ambiental e sensibilização da comunidade, em particular as gerações mais novas, poderá ter um impacto global na conservação de populações e espécies de animais selvagens, não só na Ria Formosa, como em todo o país.

Para mais informações sobre o nosso trabalho consulte os nossos relatórios de atividade anual:

2009 | 2010 | 2011 | 2012 | 2013 | 2014 | 2015 | 2016 | 2017 2018 | 2019 2020 | 2021 | 2022



Comentários

Diniz Gouvea disse…
Boa noite sou apaixonado em aves e admiro muito o trabalho de vocês ,gostaria de parabenizar todos vocês
Gostaria de conhecer vossa unidade se possível,tenho familiares que mudaram a pouco tempo para olhao.
Um grande abraço
Diniz Gouvea disse…
Gostaria de parabenizar vocês pelo belo trabalho com animais silvestres,gostaria muito de conhecer vossa unidade quando estiver em olhão
Um grande abraço a todos
RIAS disse…
Olá Diniz.

Muito obrigada pelo seu apoio. O Centro de Interpretação Ambiental do RIAS ainda não está aberto a 100%, e não conseguimos confirmar em que dias estará.
Quando vier a Olhão, pode contactar-nos para confirmar se pode visitar.

Obrigada mais uma vez.
Unknown disse…
We are on holiday in the Algarve. Are we able to visit please? We came to walk round a few years ago. Thank you.
RIAS disse…
Hi there.
Thank you so much for your interest in our work. Our Interpretative Center will be open this week Wednesday, and possibly thursday.

Best regards,
RIAS team

Mensagens populares deste blogue

Por favor, não mantenha crias em casa!

7ª edição do Curso Prático: Introdução à Medicina de Fauna Selvagem

Gaivota ingressa no RIAS com miíase (infeção provocada por larvas de mosca)