EQUIPA

Fábia Azevedo | Coordenadora



Licenciada em Biologia pela Universidade de Aveiro em 2007, realizou o estágio de fim de curso no Centro de Ecologia, Recuperação e Vigilância de Animais Selvagens (CERVAS), em Gouveia. Desempenhou funções de bióloga e de coordenação de ações de educação ambiental durante um estágio profissional na Associação ALDEIA, em Vimioso, tendo ainda colaborado no projeto Plano de Emergência para a Recuperação de Aves Rupícolas (PEAR) no Parque Natural do Douro Internacional. Assumiu a coordenação do Centro de Recuperação e Investigação de Animais Selvagens (RIAS) no Parque Natural da Ria Formosa, em Olhão, desde maio de 2009, tendo colaborado com inúmeros projetos científicos e de educação ambiental, dentre os quais se destaca o projeto LIFE Trachemys (LIFE09 NAT/ES/000529).

María Casero | Diretora clínica


Licenciada em Medicina Veterinária pela Universidade de Murcia (Espanha) em 2012. Realizou o curso académico 2010/2011 na Universidade de Las Palmas de Gran Canaria (Espanha), e ali se iniciou na recuperação de fauna selvagem no Centro de Recuperación de Fauna Silvestre de Tafira y Taliarte. Em 2012 chegou ao RIAS como voluntária, onde ficou até 2014, ano em que foi veterinária da equipa de arrojamentos do Sul de Portugal no âmbito do projeto "Cetáceos como organismos sentinelas da saúde do meio marinho". Desde 2015 é diretora clínica do RIAS, combinando o seu trabalho com a realização de um mestrado em Conservação da Biodiversidade na Universidade de Huelva (Espanha).

Moisés Corvo Romero | Reabilitação


Formou-se em Auxiliar de Veterinária, no Centro de Formação Técnica de Tierra de Barros (Espanha), e em Estudos Superiores do Meio Natural, no Centro de Formação do Meio Rural de Navalmoral de la Mata (Espanha), após trabalhar quatro anos como voluntário no Centro de Recuperación de Fauna Salvaje da Associación por el Mundo Salvaje (AMUS). Durante esse período realizou uma grande variedade de tarefas, entre as quais tratamento de crias, reabilitação de animais, apoio à enfermaria, e educação ambiental, ao mesmo tempo que reuniu conhecimentos de identificação e aplicação de boas práticas de biomedicina em fauna selvagem. Em 2017, começou a trabalhar no RIAS como responsável pelo tratamento de crias, sendo atualmente o responsável pela reabilitação dos animais ingressados.

Thijs Valkenburg | Marcação e seguimento de animais & monitorização ambiental


Formou-se como Técnico Ambiental e Florestal na escola profissional MBCS-Velp, em Arnhem, Holanda. Realizou vários estágios curriculares com avifauna, colaborando com a Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA) nos Açores, através do projeto LIFE Priolo (LIFE03 NAT/P/000013), e na Madeira, através do projeto LIFE SOS Freira do Bugio (LIFE06 NAT/P/000184), e também na Holanda, com o Centro de Estudos para a Avifauna Holandesa (SOVON). Tem contribuído para diversos projetos científicos, incluindo os projetos Arenaria, LIFE Ilhas santuário para as aves marinhas (LIFE07 NAT/P/000649), Atlas das Aves Nidificantes em Portugal Continental, e Atlas das Aves Invernantes e Migradoras. É anilhador credenciado pelo ICNF e pela Vogelstrekstation (Holanda) e, desde 2011, realiza a marcação e seguimento de animais no RIAS.

Vera Marques | Educação Ambiental e Divulgação


A Vera é licenciada em Biologia pela Universidade do Algarve desde 2012, e mestre em Biologia Molecular e Genética pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Começou em 2014 a trabalhar com crianças, realizando experiências científicas para a Science4you. De 2015 a 2018, conjugou estas atividades com o Oceanário de Lisboa, onde trabalhou como Educadora Marinha, guiando as visitas e destacando a importância da conservação dos oceanos. Desde 2016 tem também realizado atividades de Educação Ambiental no Festival de Observação de Aves de Sagres, como parte de uma equipa representante da Almargem. Chegou ao RIAS em Janeiro de 2019, para trabalhar no Departamento de Educação Ambiental e Divulgação.

Paulo Martins | Medicina Veterinária

Desde que iniciou o Mestrado Integrado em Medicina Veterinária (pela Universidade de Évora), o Paulo tem realizado pequenos estágios em diferentes áreas da medicina veterinária e frequentado diversas formações sobre medicina de fauna selvagem. Foi no RIAS que iniciou o seu percurso prático nesta área, através de um voluntariado no verão de 2021, tendo de seguida realizado o estágio final de curso no Centro de Reabilitação de Animais Marinhos do ECOMARE (CRAM-ECOMARE).
Em outubro de 2022 terminou o estágio profissional que aqui realizou, e passou a fazer parte da equipa do RIAS, dando apoio aos departamentos de reabilitação e veterinária.


Soraia Guerra | Gestão e Recursos Humanos

A Soraia é licenciada em Biologia Aplicada e mestre em Ecologia pela Universidade do Minho. Ao longo do seu percurso académico fez diversas formações na área da educação ambiental, e em 2019 formou-se em Auxiliar de Veterinária. Em 2021 trabalhou como comunicadora de ciência no Centro de Ciência Viva de Braga, promovendo atividades científicas e ambientais no seio da comunidade escolar e do público em geral. Aqui também desenvolveu projetos de monitorização e construção de charcos e controlo de espécies de plantas invasoras.  É responsável por tarefas administrativas e gestão de recursos humanos, no âmbito de um estágio profissional de 9 meses.


Júlia Serena | Voluntária pelo Corpo Europeu de Solidariedade 

 
A Júlia é licenciada em Medicina Veterinária pela Universidade de Saragoça em 2021, passou o último ano académico na "École Nationale Vétérinaire de Nantes" (França), onde teve o seu primeiro contacto com o trabalho realizado por centros de recuperação de vida selvagem. Depois de se formar, passou vários meses no CRAM (Centro de Recuperação de Animais Marinhos) em Barcelona, e no Archipelagos Institute , na Grécia, como parte da equipa de Conservação e Investigação de Mamíferos Marinhos. Está agora no RIAS, onde ficará 1 ano ao abrigo do Corpo Europeu de Solidariedade, com o objetivo de continuar a adquirir conhecimentos sobre cuidados veterinários e conservação da vida selvagem. 

Anatole GallonVoluntário pelo Corpo Europeu de Solidariedade

Formou-se em Biologia pela Universidade de Caen, em França, e no seu terceiro ano de licenciatura  especializou-se em Biologia e Fisiologia dos Organismos. Com vontade de trabalhar em prol da fauna selvagem e da sua preservação, desde Outubro de 2022 está no RIAS, onde espera adquirir conhecimentos teóricos e práticos de cuidados veterinários, bem como sobre a conservação da biodiversidade. Ficará connosco durante um ano como voluntário do Corpo Europeu de Solidariedade.




Ailíse Dowling | Voluntária pelo Corpo Europeu de Solidariedade

A Ailíse é natural da Irlanda e formou-se em Enfermagem Veterinária, na Universidade College Dublin. Depois disto, trabalhou durante muito tempo com animais domésticos, mais concretamente área de Oncologia.  Está muito entusiasmada em experimentar algo novo e ter a oportunidade de trabalhar com animais selvagens e ganhar experiência nesta área.  Ficará 1 ano no RIAS como Voluntária do Corpo Europeu de Solidariedade. 


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Por favor, não mantenha crias em casa!

7ª edição do Curso Prático: Introdução à Medicina de Fauna Selvagem

Gaivota ingressa no RIAS com miíase (infeção provocada por larvas de mosca)