Esta gaivota-de-patas-amarelas ( Larus michahellis ) ingressou no RIAS na semana passada e, apesar de a principal causa de ingresso ser debilidade, o ferimento que tinha junto ao bico era impressionante. Apresentava uma quantidade enorme de larvas que já lhe haviam consumido grande parte da musculatura da mandíbula esquerda, expondo o osso. Foi feita a limpeza da ferida e retirada a maior parte das larvas, e foram então administrados fluídos sub-cutâneos, e um conjunto de medicação para eliminar as restantes larvas, e prevenir possíveis complicações - antiparasitário, antibiótico e inseticida. Durante os primeiros dias, continuou-se a limpar a ferida e foi aplicado um creme enzimático para estimular a cicatrização. Tudo isto contribuiu para que a gaivota começasse a ganhar forças e a comer por si mesma. Infelizmente, a sua evolução teve um retrocesso inesperado. O ferimento começou a apresentar um edema enorme, e a sua cara a inchar, e apesar dos esforços da equipa, acabou
Comentários
Cumprimentos
Carlos Moura
Deverá preencher este formulário: https://forms.gle/WPkGRuYMUqAktCfm9
Muito obrigada pelo interesse no RIAS.
O andorinhão deverá ser encaminhado para o centro de recuperação mais perto de si, o mais rapidamente possível.
Pode encontrar aqui a lista de centros em Portugal: https://www.icnf.pt/ondeestamos/linhassos
Hoje encontrei um camaleão na estrada e levei para casa e reparei que tem as patas traseiras machucadas, não sei o que devo fazer em relação ao bichinho quero ajudar mas não sei como.
Deve encaminhar o camaleão para o RIAS. Pode entregar diretamente no centro, ou caso não possa, pode entregar no posto da GNR mais próximo de si, de onde será recolhido por Vigilantes da Natureza e transportado até nós. Para qualquer dúvida pode contactar-nos para o 927 659 313. Obrigada.
Pode ainda entrar em contacto com a linha sos ambiente - 808 200 520.
Com os melhores cumprimentos, RIAS
Depois de um dia a cuidar dele ( encontramo-lo no chão ainda sem penas) , foi maravilhoso poder entrega -lo aos vossos cuidados .
Uma vida salva ! Parabéns pelo vosso trabalho