Parceria com EPIC SANA levou o RIAS a devolver à natureza uma águia-d'asa-redonda com os seus hóspedes

Como já é hábito, todos os anos, o EPIC SANA de Albufeira convida o RIAS a ir até às suas instalações e devolver à natureza espécies que ali podem encontrar o seu habitat natural. Junto com os hóspedes já tivemos a oportunidade de libertar rolas-turcas, falcões, corujas, entre outras espécies.

Este ano, o EPIC SANA convidou-nos a realizar quatro libertações. Dois desses momentos já aconteceram - libertámos três mochos-galegos (Athene noctua) e uma águia-d'asa-redonda (Buteo buteo).


Esta águia chegou ao RIAS era ainda uma cria. Foi encontrada na região da Base Aérea de Beja, e sem progenitores por perto, foi feito o resgate da ave, e posterior transporte até ao nosso centro por Vigilantes da Natureza do Parque Natural do Vale do Guadiana.

Durante o exame físico, não lhe foram encontradas lesões físicas, e por isso, foram apenas administrados fluídos sub-cutâneos , de forma a garantir a sua hidratação. 


Sempre aceitou bem o alimento que lhe foi fornecido, e aos poucos, foi crescendo e ficando mais forte. Uma semana mais tarde, foi transferida para uma instalação exterior, e posteriormente para o nosso túnel de 50 metros, onde pôde começar os seus treinos de voo.

Com o dobro do peso que tinha quando chegou, e a alimentar-se sozinha, chegou a hora de a libertar, para que pudesse voar sem limites pela primeira vez. 








Comentários

Mensagens populares deste blogue

Por favor, não mantenha crias em casa!

Curso Teorico-Prático de Necrópsia em Aves Selvagens

Campanha de Apadrinhamento de Natal 2021