O projeto LIFE Ilhas Barreira levou 4 turmas do concelho de Olhão a visitar a Ilha Deserta e o RIAS

Depois de falarmos em sala sobre o projeto LIFE Ilhas Barreira, 4 turmas do concelho de Olhão foram visitar a Ilha Deserta, onde acontece a maioria das ações deste projeto. Contámos com o transporte da Animaris, parceiros deste projeto.

E que melhor semana para realizar estas saídas do que a que antecede o Dia Mundial das Aves Migratórias (14 de maio 2022)?


Conseguimos ver dezenas de gaivotas-de-audouin (Larus audouinii) pousadas junto aos ninhos, e chilretas (Sternula albifrons) a capturar o seu alimento em plena Ria Formosa.

Estas espécies - ambas com estatuto de conservação 'Vulnerável' em Portugal - chegam ao nosso país na primavera/verão, altura em que procuram um local para nidificar. 

Ao longo deste passeio, pudemos ainda reforçar a importância das dunas e da vegetação nativa nela existente, e mostrar alguns dos locais onde já foram removidas plantas invasoras (agave, acácia e chorão, p.e.).









Para complementar o conhecimento destes jovens sobre a fauna da região, na semana seguinte, visitaram o RIAS para conhecer melhor o nosso trabalho e as espécies que mais ingressam no centro. E claro, não os deixámos ir sem que tivessem a experiência de libertar um animal connosco. 















Comentários

Mensagens populares deste blogue

Por favor, não mantenha crias em casa!

Curso Prático: Introdução à Medicina de Fauna Selvagem - 5ª Edição

Curso Teorico-Prático de Necrópsia em Aves Selvagens