O RIAS é o Centro de Recuperação e Investigação de Animais Selvagens da Ria Formosa e está localizado em Olhão. Desde meados de 2009 a sua gestão está a cargo da Associação ALDEIA, em parceria com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e a ANA-Aeroportos de Portugal, através do Aeroporto de Faro.

RIAS


O RIAS é o Centro de Recuperação e Investigação de Animais Selvagens da Ria Formosa e está localizado em Olhão, no sul de Portugal. Desde meados de 2009 a sua gestão está a cargo da Associação ALDEIA, uma organização de ambiente sem fins lucrativos, em parceria com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF)/Parque Natural da Ria Formosa (PNRF) e a ANA-Aeroportos de Portugal, através do Aeroporto de Faro. 

O RIAS tem como principais objectivos:  

(1) recuperação de animais selvagens;

 

(2) investigação dos factores de risco para a sua conservação;


(3) educação ambiental da população em geral para a importância da Biodiversidade.



Funcionando como um hospital de fauna selvagem, o trabalho do RIAS consiste na recepção e tratamento de animais que são encontrados feridos ou debilitados e posterior libertação, sempre que possível, no local onde foram encontrados. Além destes, também a recepção de animais mortos de espécies prioritárias é importante, para tentar perceber as causas de morte e, assim, determinar factores de risco para as populações selvagens.
Se o trabalho de recuperação tem um impacto imediato no bem-estar e sobrevivência de cada animal que passa pelo RIAS, esse trabalho, associado à investigação e a educação ambiental e sensibilização da comunidade, em particular as gerações mais novas, poderá ter um impacto global na conservação de populações e espécies de animais selvagens, não só na Ria Formosa, como em todo o país. 

Projectos do RIAS:

  • Marcação de Animais Recuperados;
  • Monitorização de Avifauna nas ETARs de Faro Nascente e Vilamoura;
  • Estudos de Parasitologia em Animais Selvagens;
  • Estudos de Toxicologia em Animais Selvagens;
  • Estudos de Microbiologia em Animais Selvagens;
  • Enriquecimento Ambiental;
  • Recuperação e Maneio de Crias.

O que é a ALDEIA?


A Associação ALDEIA é uma organização não governamental de ambiente (ONGA), sem fins lucrativos, que tem como objectivo principal contribuir para um desenvolvimento sustentável, fundamentado na conservação da Natureza e na preservação da Cultura e Tradições que sobrevivem nos meios rurais.
  
Promove acções de educação e formação nas áreas do Ambiente e Conservação da Natureza, divulgação e valorização da cultura e das tradições rurais, e dinamização do voluntariado e associativismo.
Assumindo um carácter generalista e integrador, a associação tem tentado diversificar os tipos de actividades que organiza, bem como a abordagem que faz às diversas temáticas.
Para além do RIAS, a ALDEIA assume também a gestão do Centro de Ecologia, Recuperação e Vigilância de Animais Selvagens - CERVAS, localizado em Gouveia.



Para mais informações sobre o nosso trabalho consulte os nossos Relatórios de Actividades.

. Relatório Anual de 2016




Sem comentários: