O RIAS é o Centro de Recuperação e Investigação de Animais Selvagens da Ria Formosa e está localizado em Olhão. Desde meados de 2009 a sua gestão está a cargo da Associação ALDEIA, em parceria com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e a ANA-Aeroportos de Portugal, através do Aeroporto de Faro.

Empresas

Campanha de Apadrinhamento para Empresas


Embora existam meios próprios para gestão e manutenção do centro, é necessário solicitar apoios a particulares, empresas e diversas entidades, no sentido de colmatar algumas carências em termos de material, alimentação e outras necessidades do trabalho diário do RIAS. 


Opções de apadrinhamento*:

·   Apadrinhar um animal -  Está a contribuir directamente para todos os gastos inerentes à sua recuperação desde que ingressa até à sua libertação.

·   Apadrinhar uma espécie - Está a contribuir directamente para todos os gastos inerentes à recuperação dos animais de uma espécie que ingressam no RIAS, durante um ano.

·  Apadrinhar as crias do RIAS - Se apadrinhar as crias do RIAS, está a contribuir para a manutenção de um tratador (bolsa para um estágio de 4 meses) dedicado exclusivamente a este grupo de animais (mais de 300 animais por ano). As crias necessitam de cuidados cada 2 horas, das 8h às 22h até serem libertadas.

* Para saber mais sobre os valores de apadrinhamentos contacte-nos.

O que oferecemos:

Certificado de apadrinhamento;
Publicitação da empresa no blog do RIAS;
Possibilidade da devolução do animal num evento da empresa ou com clientes;
Mecenato Ambiental;
Associar a imagem da sua empresa com um projecto de recuperação e conservação da fauna local, sensibilizando desta forma toda a comunidade;
Outras vantagens podem ser discutidas.

::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::


Mecenato

De acordo com Estatuto do Mecenato, aprovado pelo Decreto-Lei n.º 74/99, de 16 de Março, têm relevância fiscal os donativos em dinheiro ou em espécie concedidos às ONGA e Equiparadas.
Para um melhor entendimento dos benefícios fiscais inerentes ao Mecenato Ambiental recomendamos a consulta da Lei n.º 53-A/2006 de 29 de Dezembro sobre o novo regime do Mecenato.
De acordo com a legislação em vigor, a sua empresa, sendo mecenas do RIAS, obterá os devidos benefícios fiscais: ao abrigo do artigo 3º da lei do mecenato (Mecenato Cultural, Ambiental, Desportivo e Educacional - DL 74/1999), a associação ALDEIA é uma entidade elegível podendo ser deduzido 120% do valor total ou 130% no caso do estabelecimento de contractos plurianuais de apoio. Assumimos o compromisso de enviar à sua empresa o comprovativo do montante do donativo recebido (ou valor do material cedido), como previsto na actual legislação.

Acreditamos que a imagem de mecenas criará uma valorização humana, social e ambiental da sua empresa e fortalecerá os laços afectivos e emocionais com toda a comunidade envolvente.


::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::


Parcerias


O RIAS tem todo o gosto em realizar parcerias com entidades/empresas que de alguma forma partilhem os nossos objectivos e missão. Não hesite em contactar-nos!


::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::



Doações

O RIAS necessita para o seu trabalho diário de materiais de limpeza, rações, materiais de clínica e medicamentos.


Alguns dos materiais e medicamentos que usamos com mais frequência são:
- antibióticos, anti-parasitários e anti-inflamatórios;
- luvas de látex, ligaduras, compressas e seringas.

Relativamente a equipamento médico e cirúrgico, o nosso está velho e não funciona correctamente. Assim, apelamos a clínicas que tenham algum deste equipamento que não estejam a utilizar que nos possam ceder, por exemplo monitores de anestesia.


OUTRO MATERIAL NECESSÁRIO:

Materiais de construção:
Carrinho de mão
Berbequim
Rede metálica
Rede sombra

Madeira diversa
Pregos e parafusos
Arame e corda
Picareta
Toldos

Materiais de jardinagem:
Tesouras de poda
Enxada
Picareta
Ancinho

Materiais de laboratório:
Lupa de laboratório
Medidor portátil de lactato (e tiras de medição)
Tiras de medição para medidor portátil de glucose
Películas e líquidos para raio-X
Tubos e frascos para recolha de amostras
Pipetas
Seringas e agulhas
Termómetro
Estufa
Luvas descartáveis

Materiais de limpeza:
Detergentes
Rolos de papel
Sacos do lixo

Outros:
Binóculos
Cadeados e correntes
Fechaduras
Transportadoras para animais
Lâmpadas IVRação de cão, gato, pintainhos e patos
 
Caso pretenda ajudar o RIAS fornecendo algum tipo de material, contacte-nos!
Agradecemos desde já a sua colaboração neste projecto de conservação e recuperação de fauna selvagem.

Sem comentários: