O RIAS é o Centro de Recuperação e Investigação de Animais Selvagens da Ria Formosa e está localizado em Olhão. Desde meados de 2009 a sua gestão está a cargo da Associação ALDEIA, em parceria com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e a ANA-Aeroportos de Portugal, através do Aeroporto de Faro.

terça-feira, 2 de outubro de 2018

9º aniversário do RIAS - Devolução à Natureza de um mocho-galego e quatro guinchos-comuns

Ontem, o RIAS - Centro de Recuperação e Investigação de Animais Selvagens comemorou nove anos de existência! Desde que abriu portas em 1 de Outubro de 2009 acolheu quase 11 000 animais, na sua maioria aves, que conseguiram recuperar com sucesso e ser devolvidos à Natureza. Actualmente, o número de animais recebidos é duas vezes superior àquele dos primeiros anos de funcionamento, o que sublinha a importância das nossas campanhas de informação, divulgação e educação ambiental.





Para assinalar a data, e ajudar à celebração da efeméride, procedeu-se à devolução à Natureza de um mocho-galego que nos foi entregue após queda do ninho esteve em recuperação no RIAS durante 28 dias. Com um enorme aplauso, bebés, crianças, jovens e adultos de várias nacionalidades encorajaram o regresso desta ave à Natureza!

Em seguida, todos fomos em passeio até ao moinho de maré da Quinta de Marim para libertar quatro guincho-comuns que estiveram cerca de duas semanas em recuperação no RIAS.

Sem dúvida, foi um agradável culminar de dia de aniversário que ilustrou bem os objectivos do nosso dia-a-dia de trabalho, inalterado em nove anos de actividade... SALVAR ANIMAIS SELVAGENS.

Sem comentários: