O RIAS é o Centro de Recuperação e Investigação de Animais Selvagens da Ria Formosa e está localizado em Olhão. Desde meados de 2009 a sua gestão está a cargo da Associação ALDEIA, em parceria com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e a ANA-Aeroportos de Portugal, através do Aeroporto de Faro.

terça-feira, 24 de julho de 2018

Devoluções à Natureza de dia 19 de Julho

Devolução à Natureza de um pato-real (Anas platyrhynchus) e de um camaleão-comum (Chamaeleo chamaeleon)
Quinta de Marim - Olhão
19 de Julho de 2018



No passado dia 19 de Julho foi devolvido à Natureza um camaleão-comum na Quinta de Marim, em Olhão. Este camaleão ingressou no RIAS após ter sido atacado por um cão. 



Infelizmente esta é ainda uma das principais ameaças ao camaleão, pois são presas fáceis para cães e gatos. Depois de se tratarem todas as feridas provocadas pelo ataque, o camaleão foi finalmente devolvido à Natureza num local mais seguro. 



Foi também devolvido à Natureza um pato-real juvenil recuperado no RIAS. Este jovem pato chegou ao nosso Centro por ter sido encontrado bastante debilitado numa lagoa de uma ETAR. 



Após algumas semanas em tratamento, o pato começou a alimentar-se sozinho e a voar em perfeitas condições. Foi devolvido à Natureza, na Quinta de Marim, pouco tempo depois.





Sem comentários: