O RIAS é o Centro de Recuperação e Investigação de Animais Selvagens da Ria Formosa e está localizado em Olhão. Desde meados de 2009 a sua gestão está a cargo da Associação ALDEIA, em parceria com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e a ANA-Aeroportos de Portugal, através do Aeroporto de Faro.

terça-feira, 12 de junho de 2018

Devolução à Natureza de uma águia-d'asa-redonda

Devolução à Natureza de uma águia-d'asa-redonda (Buteo buteo)
Amendoeira da Serra - Mértola
2 de Junho de 2018


Foi devolvida à Natureza uma águia-d'asa-redonda no dia 2 de Junho, na Amendoeira da Serra, Mértola. Esta águia ingressou no RIAS proveniente de uma situação de cativeiro ilegal. A ave apresentava comportamentos de uma animal que esteve em cativeiro e eram também visíveis lesões correspondentes com esta situação. Penas partidas e lesões nas patas são muitas vezes os sinais mais óbvios destes casos. 


A recuperação desta águia foi bastante lenta pois, além de ter de recuperar das lesões nas patas, foi necessário também reverter o preocesso de domesticação pelo qual passou. Quase 6 meses depois, a águia-d'asa-redonda estava pronta para ser devolvida à Natureza. Esta acção decorreu no âmbito do festival ArribAves '18. 


O RIAS agradece à organização o convite para estar presente neste evento e a todos os participantes que partilharam esta devolução à Natureza connosco!


Sem comentários: