O RIAS é o Centro de Recuperação e Investigação de Animais Selvagens da Ria Formosa e está localizado em Olhão. Desde meados de 2009 a sua gestão está a cargo da Associação ALDEIA, em parceria com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e a ANA-Aeroportos de Portugal, através do Aeroporto de Faro.

quinta-feira, 3 de maio de 2018

Necrópsia demonstrativa com alunos do secundário

No passado dia 30 de Abril, uma turma da Escola Secundária de Olhão visitou o RIAS para poder assistir a uma Necrópsia demonstrativa. Nesta actividade os alunos ficam a perceber o que é uma necrópsia, de que forma é feita e que tipo de informação se pode recolher com este procedimento. 



Nesta actividade foram analisados os cadáveres de duas aves, uma cegonha-branca e um bufo-real. 




Além da parte de medicina forense, os alunos tiveram também a oportunidade de ter uma pequena aula de anatomia de aves.




Devolução à Natureza de um cágado-mediterrânico (Mauremys leprosa)
Quinta de Marim - Olhão
30 de Abril de 2018




Após assistirem à necrópsia demonstrativa, os alunos da Escola Secundária de Olhão tiveram a possibilidade de assistir à devolução à Natureza de um cágado-mediterrânico. Este animal não apresentava quaisquer lesões, tendo apenas sido capturado acidentalmente numa zona pouco segura e sem habitat adequado para a sua sobrevivência. Depois de se fazer o exame físico e de se confirmar a ausência de lesões, o cágado foi devolvido à Natureza.




Sem comentários: