O RIAS é o Centro de Recuperação e Investigação de Animais Selvagens da Ria Formosa e está localizado em Olhão. Desde meados de 2009 a sua gestão está a cargo da Associação ALDEIA, em parceria com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e a ANA-Aeroportos de Portugal, através do Aeroporto de Faro.

terça-feira, 8 de maio de 2018

Devolução à Natureza de 6 ouriços-cacheiros

Devolução à Natureza de 6 ouriços-cacheiros (Erinaceus europaeus)
Quinta de Marim - Olhão
6 de Maio de 2018


No dia 6 de Maio foram devolvidos à Natureza, na Quinta de Marim, 6 ouriços-cacheiros. Deste 6 ouriços, 3 eram crias órfãs, 2 foram capturados acidentalmente e um estava numa situação de cativeiro ilegal. 




Apenas no caso das 3 crias de ouriço é que o período de recuperação foi um pouco mais demorado pois foi necessário que atingissem um peso mínimo ideal e que se alimentassem sozinhas. Nos restantes casos, tratavam-se de animais adultos que, no caso das capturas acidentais, apenas estavam em locais perigosos, como por exemplo zonas bastante urbanizadas, correndo o perigo de serem atropelados. 




Assim que todos os ouriços estavam em perfeitas condições físicas, foram devolvidos à Natureza. Esta acção esteve inserida no Ecofest Marim '18 e teve a participação de mais de 200 de participantes deste festival. 













Sem comentários: