O RIAS é o Centro de Recuperação e Investigação de Animais Selvagens da Ria Formosa e está localizado em Olhão. Desde meados de 2009 a sua gestão está a cargo da Associação ALDEIA, em parceria com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e a ANA-Aeroportos de Portugal, através do Aeroporto de Faro.

segunda-feira, 28 de maio de 2018

Devolução à Natureza de 12 gaivotas

Devolução à Natureza de 5 gaivotas-d'asa-escura (Larus fuscus) e 7 gaivota-de-pata-amarelas (Larus michahellis)
Quinta de Marim - Olhão
24 de Maio de 2018


No passado dia 24 de Maio foram devolvidas à Natureza 12 gaivotas, recuperadas no RIAS, na Quinta de Marim em Olhão. Destas 12 gaivotas 10 ingressaram no nosso Centro com sintomas de doença, uma devido a um traumatismo e outra abatida a tiro. 


No caso das gaivotas diagnosticadas com doença o tratamento consiste na administração de fluídos sub-cutâneos e na disponibilização de alimentação adequada. A gaivota diagnosticada com traumatismo tinha a asa e a pata esquerdas fracturadas e o seu processo de recuperação foi claramente mais longo. Ambos os membros foram imobilizados com ligaduras e após a ossificação dos membros iniciou-se o processo de fisioterapia. A ave que foi atingida por um disparo, uma gaivota-de-patas-amarelas, apresentava uma fractura na asa esquerda e múltiplos ferimentos na cabeça. Foi uma recuperação difícil mas, no final, tudo correu bem. 



Assim que todas as aves se encontravam a comer sozinhas e a voar em perfeitas condições, foram devolvidas à Natureza.

Sem comentários: