O RIAS é o Centro de Recuperação e Investigação de Animais Selvagens da Ria Formosa e está localizado em Olhão. Desde meados de 2009 a sua gestão está a cargo da Associação ALDEIA, em parceria com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e a ANA-Aeroportos de Portugal, através do Aeroporto de Faro.

terça-feira, 28 de novembro de 2017

Formação dirigida ao SEPNA e Vigilantes da Natureza


O Krazy World e o RIAS organizaram um dia de formação direccionado às autoridades competentes pela recolha e encaminhamento de animais selvagens para centros de recuperação de fauna. Durante esta acção de formação os participantes aprenderam a identificar, capturar e manusear os animais selvagens mais comuns de ingressar neste centros de recuperação. Houve ainda espaço para uma parte prática de maneio de espécies exóticas. Esta acção teve a participação de 35 agentes da autoridade.







Devolução à Natureza de uma águia-d'asa-redonda (Buteo buteo)
Krazy World - Algoz
17 de Novembro de 2017

No passado dia 17 de Novembro foi devolvida à Natureza uma águia-d'asa-redonda em Algoz. Esta ave quando ingressou no RIAS foi diagnosticada como tendo sido abatida a tiro, pois apresentava vários ferimentos correspondentes com os provocados por chumbos de caçadeira. 


Infelizmente são ainda comuns os casos de abate ilegal de animais com armas de fogo. Depois de um longo período de recuperação, no qual foram tratados todos os ferimentos causados pelo disparo, foram realizados vários treinos de voo com esta ave. Assim que se teve a certeza de que a águia estava a voar em perfeitas condições, foi devolvida à Natureza. Esta actividade contou com a presença de Vigilantes da Natureza, Agentes do SEPNA e da PSP.





Sem comentários: