O RIAS é o Centro de Recuperação e Investigação de Animais Selvagens da Ria Formosa e está localizado em Olhão. Desde meados de 2009 a sua gestão está a cargo da Associação ALDEIA, em parceria com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e a ANA-Aeroportos de Portugal, através do Aeroporto de Faro.

sexta-feira, 17 de novembro de 2017

Devoluções à Natureza de dia 7 de Novembro de 2017

Devolução à Natureza de um pato-real (Anas platyrhynchos)
Quinta de Marim - Olhão
7 de Novembro de 2017





Este pato ingressou no RIAS bastante debilitado mas sem lesões aparentes. Durante o período que esteve em recuperação disponibilizou-se alimento adequado até a ave ganhar algum peso. Realizaram-se alguns treinos de voo e, quando houve garantias que estava em boa condição física, foi devolvida à Natureza. 





Devolução à Natureza de 27 gaivotas (Larus spp.)
Quinta de Marim - Olhão
7 de Novembro de 2017


No passado dia 7 de Novembro foram devolvidas à Natureza 27 gaivotas na Quinta de Marim. Estas eram gaivotas de duas espécies diferentes: gaivota-de-patas-amarelas e gaivota-d'asa-escura.


A grande maioria destas aves ingressou no RIAS com sintomas de doença, que foram tratados com recurso a fluido-terapia e alimentação adequada. Algumas destas gaivotas ingressaram também com traumas e outras por terem sido encontradas após caírem dos seus ninhos. Neste ultimo caso, estas crias tiveram de ser alimentadas com bastante frequência nos primeiros tempos até ganharem alguma independência e poderem ficar junto de outros indivíduos da mesma espécie. Após alguns treinos de voo, estas aves foram finalmente devolvidas à Natureza.






Sem comentários: