O RIAS é o Centro de Recuperação e Investigação de Animais Selvagens da Ria Formosa e está localizado em Olhão. Desde meados de 2009 a sua gestão está a cargo da Associação ALDEIA, em parceria com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e a ANA-Aeroportos de Portugal, através do Aeroporto de Faro.

quinta-feira, 25 de maio de 2017

Hora do Conto com turma de pré-escolar da Vila do Bispo


Uma turma de pré-escolar de Vila do Bispo deslocou-se ao RIAS, no passado dia 23 de Maio, para aprender mais sobre os animais selvagens.
As 25 crianças, dos 3 aos 6 anos, ouviram atentamente um conto sobre os nossos cágados e a problemática das espécies invasoras. Após o conto montaram duas tartarugas em 3D e pintaram um desenho.
No final puderam devolver à natureza uma águia-d'asa-redonda que apadrinharam.


Devolução à Natureza de uma águia-d'asa-redonda (Buteo buteo)
Quinta de Marim - Olhão
23 de Maio de 2017



Esta águia-d'asa-redonda chegou ao RIAS em Outubro de 2016, apresentando alguns sinais de domesticação por ter estado em cativeiro ilegal durante alguns meses. Foi recolhida pelos Vigilantes da Natureza do Parque Natural da Ria Formosa. O seu processo de recuperação consistiu em alimentação adequada, treinos de voo e caça e socialização com outras águias de forma a readquirir os comportamentos normais para esta espécie. 



Foi devolvida à natureza pelo Sr. Director do Aeroporto de Faro na presença de alunos do Jardim de Infância de Vila do Bispo no âmbito das comemorações do Dia Europeu dos Parques Naturais.



video


Sem comentários: