O RIAS é o Centro de Recuperação e Investigação de Animais Selvagens da Ria Formosa e está localizado em Olhão. Desde meados de 2009 a sua gestão está a cargo da Associação ALDEIA, em parceria com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e a ANA-Aeroportos de Portugal, através do Aeroporto de Faro.

quarta-feira, 24 de maio de 2017

Actividade Pais e Crias: Rapinas Nocturnas

No passado Sábado, dia 20 de Maio, realizou-se mais uma actividade para famílias, em parceria com a Câmara Municipal de Olhão. Desta vez o tema foram as Aves de Rapina Nocturnas.


A actividade iniciou-se com uma breve apresentação sobre as diferentes espécies, onde puderam ouvir os seus sons e tocar em asas e penas.


A parte prática consistiu na observação de egagrópilas de forma a identificar o que as rapinas tinham comido através dos diferentes ossos que expeliram.
No final da actividade tiveram a oportunidade de devolver à natureza um melro-preto (ver abaixo).




Devolução à Natureza de um melro-preto (Turdus merula)
Quinta de Marim - Olhão
20 de Maio de 2017



Este melro foi encontrado após cair do ninho. Era uma cria que ainda não conseguia voar nem alimentar-se sozinha. A sua passagem pelo RIAS consistiu em alimentação até que crescessem todas as penas. Posteriormente foi submetido a treinos de voo.


Foi devolvido à natureza pelos participantes da actividade "Pais e Crias".


Sem comentários: