O RIAS é o Centro de Recuperação e Investigação de Animais Selvagens da Ria Formosa e está localizado em Olhão. Desde meados de 2009 a sua gestão está a cargo da Associação ALDEIA, em parceria com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e a ANA-Aeroportos de Portugal, através do Aeroporto de Faro.

quinta-feira, 20 de abril de 2017

Jornadas de Medicina em Fauna Selvagem - Parceria FAUNA


Nos dias 8 e 9 de Abril, realizaram-se as Jornada de Medicina em Fauna Selvagem, organizadas pelo grupo FAUNA, da Faculdade de Medicina Veterinária da universidade de Lisboa, em colaboração com o RIAS.


  
No primeiro dia das jornadas, os 22 participantes, ficaram a conhecer como funciona um centro de recuperação de fauna selvagem, doenças emergentes em animais selvagens e como se processa a recepção e diagnóstico inicial. Na parte prática puderem ver e participar na necropsia de um bufo-real e de uma fuinha.



A manhã do segundo dia foi dedicada às diferentes causas de admissão mais frequentes em centros de recuperação e  procedimentos básicos. Na prática aprenderam e praticaram como fazer o exame físico inicial, como aplicar medicação oral e fluido-terapia e como imobilizar fracturas. 


A tarde foi dedicada a casos de medicina legal e a primeiros socorros em mamíferos marinhos.



Obrigado ao FAUNA pelo convite!



Sem comentários: