O RIAS é o Centro de Recuperação e Investigação de Animais Selvagens da Ria Formosa e está localizado em Olhão. Desde meados de 2009 a sua gestão está a cargo da Associação ALDEIA, em parceria com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e a ANA-Aeroportos de Portugal, através do Aeroporto de Faro.

quinta-feira, 20 de abril de 2017

Apresentação do Projecto "Aprender com a Natureza"

 No dia, 20 de Abril o RIAS e o Auchan realizaram a apresentação do Projecto "Aprender com a Natureza".



Este projecto consiste num conjunto de acções de sensibilização ambiental destinadas às crianças e jovens do concelho de Olhão. A educação ambiental assumirá a forma de diferentes actividades sendo sempre o tema central a conservação da fauna selvagem de Portugal, nomeadamente do Algarve.

Este é um projecto financiado pela Fundação Jumbo para a Juventude, com a duração de um ano e que se inicia em Março de 2017. 


Na apresentação estiveram presentes representantes de diversas entidades que colaboram com o nosso trabalho, nomeadamente o director do Jumbo de Olhão, Sr. António Santos, a madrinha do projecto Margarida, representantes da Junta de Freguesia de Quelfes, da Câmara Municipal de Olhão, do Algarve Outlet, elementos do SEPNA/GNR de Faro e do Parque Natural da Ria Formosa. 


Este importante financiamento vai permitir ao RIAS a aquisição de equipamentos e materiais para a realização de actividades de sensibilização ambiental nas escolas do concelho, mas também no próprio centro de interpretação ambiental do RIAS. As acções deste projecto passam por palestras educativas sobre a importância da conservação da nossa fauna, saídas de campo para observação de biodiversidade, sessões de anilhagem de aves, iniciativas de voluntariado com colaboradores do Auchan e jovens do concelho, entre outras. A edição de materiais divulgativos é também uma prioridade para que esta mensagem seja transmitida ao maior número de pessoas possível.
No final foi devolvida à natureza uma águia-d'asa-redonda (ver abaixo).

Devolução à Natureza de uma águia-d'asa-redonda (Buteo buteo)
Quinta de Marim - Olhão
20 de Abril de 2017


Este buteo ingressou no RIAS após ter sido vítima de tiro. O disparo provocou uma fractura na asa direita, que foi necessário imobilizar para que ossificasse correctamente. Foram também administrados antibiótico e anti-inflamatório.
No final da recuperação foi submetido a treinos de voo e de caça.



Foi devolvido à natureza na cerimónia de apresentação do projecto "Aprender com a Natureza" e ficou a chamar-se "Auchan".




video


A apresentação foi também acompanhada pelo Jornal Sul Informação: 

Sem comentários: