O RIAS é o Centro de Recuperação e Investigação de Animais Selvagens da Ria Formosa e está localizado em Olhão. Desde meados de 2009 a sua gestão está a cargo da Associação ALDEIA, em parceria com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e a ANA-Aeroportos de Portugal, através do Aeroporto de Faro.

quarta-feira, 15 de março de 2017

Sessão de Apresentação da Estratégia Nacional de Educação Ambiental


No passado dia 10 de Março, realizou-se em Castro Verde, uma sessão de apresentação da Estratégia Nacional para Educação Ambiental. Com o RIAS a apostar cada vez mais nesta vertente, não podíamos deixar de estar presentes. A sessão, organizada pela LPN, começou com a apresentação da estratégia nacional, seguindo-se uma sessão de mesa redonda com intervenientes de diferentes associações e empresas. Finalizou-se com uma visita ao Centro de Educação Ambiental do Vale Gonçalinho.

Aproveitámos a nossa deslocação a Castro Verde para devolver à natureza um francelho que tinha sido encontrado ferido nessa zona. 



Devolução à Natureza de um francelho (Falco naumanni)
Centro de Educação Ambiental do Vale Gonçalinho - Castro Verde
10 de Março de 2017



Este francelho foi encaminhado para o RIAS após ter sido encontrado por um colaborador da LPN. O animal apresentava uma ferida com hematoma nas costas e uma luxação no ombro. Foi necessário imobilizar a asa afectada durante algum tempo, seguindo-se sessões de fisioterapia.



Posteriormente foi colocado numa instalação exterior para treinar o voo e a caça.
Foi devolvido à Natureza pelo Ministro do Ambiente, o Sr. João Fernandes, que o baptizou de "Alentejo". Nesta libertação tiveram também presentes a Secretária de Estado do Ordenamento do Território, o Presidente da Câmara Municipal de Castro Verde e membros de diversas associações de ambiente. 


video



Sem comentários: