quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

Devoluções à Natureza de dia 14 de Fevereiro de 2017

Devolução à Natureza de 1 gaivota-d'asa-escura (Larus fuscus) e 5 gaivotas-de-patas-amarelas (Larus michahellis)
Quinta de Marim - Olhão
14 de Fevereiro de 2017



Quatro destas gaivotas ingressaram devido a doença. O seu tratamento consistiu em fluído-terapia nos primeiros dias e posterior alimentação assistida. 
Outra ficou com anzol preso no bico e fio de pesca enrolado nas patas. Foi necessário remover o anzol e desinfectar as feridas. 


A gaivota-d'asa-escura ingressou com uma fractura exposta do meta-tarso e com o pé apenas preso por alguns tecidos. Assim, foi necessário realizar a amputação do pé e suturar a ferida cobrindo o osso que se encontrava exposto. Foram também administrados antibiótico e anti-inflamatório. 




Foram devolvidas à naturezas por visitantes do Parque Natural da Ria Formosa e colaboradores do RIAS e uma delas foi libertada por quem a encontrou.


video

Devolução à Natureza de uma galinhola (Scolopax rusticola
Quinta de Marim - Olhão
14 de Fevereiro de 2017



Uma galinhola foi encontrada em Faro. Apresentava feridas na cabeça e no olho direito. Assim, foi necessário desinfectar as feridas, iniciar tratamento oftalmológico e administrar anti-inflamatório. Uma das feridas deixava o osso do crânio exposto e nesse caso foi preciso suturar. 
Apesar dos tratamentos a galinhola acabou por ficar cega de um olho, pelo que a sua recuperação foi um pouco mais longa para garantir que se adaptava a esta nova condicionante.


Foi devolvido à natureza por colaboradores do RIAS.




video

Sem comentários: