O RIAS é o Centro de Recuperação e Investigação de Animais Selvagens da Ria Formosa e está localizado em Olhão. Desde meados de 2009 a sua gestão está a cargo da Associação ALDEIA, em parceria com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e a ANA-Aeroportos de Portugal, através do Aeroporto de Faro.

quinta-feira, 29 de dezembro de 2016

Devoluções à natureza de dia 28 de Dezembro de 2016

Devolução à natureza de uma cegonha-branca (Ciconia ciconia)
Quinta de Marim - Olhão
28 de Dezembro de 2016


Uma cegonha-branca foi encontrada em Silves, em Julho. Quem a encontrou viu que ela não conseguia voar e no exame físico verificou-se que tinha ambas as clavículas fracturadas e algumas hemorragias. O seu tratamento consistiu em imobilizar as asas (uma de cada vez) para que as fracturas ossificassem correctamente. Posteriormente efectuou sessões de fisioterapia para tentar recuperar a total mobilidade das asas. A etapa final da recuperação consistiu em treinos de voo.
Foto: Sónia Cruz
Foi devolvida à natureza pela sua madrinha. 



video

Devolução à natureza de uma gaivota-d'asa-escura (Larus fuscus)
Quinta de Marim - Olhão

28 de Dezembro de 2016 


Esta gaivota chegou ao RIAS com uma fractura no meta-tarso direito. Devido às características da fractura verificou-se que a solução seria amputar a pata afectada. Assim foi submetida a uma intervenção cirúrgica para que a pata fosse amputada na zona imediatamente acima da fractura. 
Posteriormente foi submetida a treinos de voo. 





Sem comentários: