O RIAS é o Centro de Recuperação e Investigação de Animais Selvagens da Ria Formosa e está localizado em Olhão. Desde meados de 2009 a sua gestão está a cargo da Associação ALDEIA, em parceria com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e a ANA-Aeroportos de Portugal, através do Aeroporto de Faro.

quinta-feira, 13 de outubro de 2016

Curso de Iniciação à Fotografia de Natureza, 2ª Edição

Nos passados dias 8 e 9 de Outubro o RIAS realizou a 2ª edição do Curso de Iniciação à Fotografia de Natureza, que decorreu na Ecoteca de Olhão e na Quinta de Marim (Parque Natural da Ria Formosa).
O curso contou mais uma vez com o formador Vasco Flores Cruz e teve a presença de 10 participantes. 


O primeiro dia foi dedicado às noções básicas de fotografia e aos diferentes materiais fotográficos, sendo ainda abordados a macrofotografia e a fotografia de anfíbios e de répteis.
A parte prática deste dia centrou-se na fotografia de anfíbios no campo com o auxilio de luz artificial. 




No segundo dia de formação abordou-se a fotografia de aves e mamíferos. Neste módulo também foram referidas diferentes técnicas de aproximação, fotografia com sensores de movimento e fotografia de alta velocidade. A parte teórica terminou com um módulo sobre a ética deste tipo de fotografia.

A tarde foi dedicada a uma saída de campo na Quinta de Marim onde os participantes tiveram a oportunidade de fotografar a fauna selvagem local.





Os participantes tiveram ainda a oportunidade de devolver à natureza vários patos recuperados no RIAS (ver post - Devolução à Natureza de 8 frisadas, 4 patos-reais e 2 arrabios).


Sem comentários: