O RIAS é o Centro de Recuperação e Investigação de Animais Selvagens da Ria Formosa e está localizado em Olhão. Desde meados de 2009 a sua gestão está a cargo da Associação ALDEIA, em parceria com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e a ANA-Aeroportos de Portugal, através do Aeroporto de Faro.

quinta-feira, 28 de julho de 2016

Ingresso de 73 morcegos no RIAS

No passado dia 17 de Junho tivemos no RIAS um caso único de ingresso de dezenas de morcegos-anões (Pipistrellus pipistrellus) provenientes de Albufeira.

Após a manutenção e substituição dos candeeiros da via pública em Albufeira os técnicos da Câmara Municipal dessa cidade encontraram uma colónia de morcegos dentro de um dos candeeiros que tinham levado para o armazém. Uma vez que era impossível re-colocar o candeeiro no mesmo local, os técnicos da empresa trouxeram-no rapidamente até ao nosso centro.


Após a abertura do candeeiro encontramos no seu interior 73 morcegos de todas as idades! 





Uma vez que esta espécie vive em colónias, decidimos afixar o candeeiro numa das paredes do nosso centro para que os animais não fossem perturbados e conseguissem sair e entrar sempre que quisessem. 



Este foi um caso que terminou bem para esta colónia graças à sensibilidade dos técnicos da Câmara Municipal de Albufeira, a quem voltamos a agradecer.

Sem comentários: