O RIAS é o Centro de Recuperação e Investigação de Animais Selvagens da Ria Formosa e está localizado em Olhão. Desde meados de 2009 a sua gestão está a cargo da Associação ALDEIA, em parceria com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e a ANA-Aeroportos de Portugal, através do Aeroporto de Faro.

quinta-feira, 21 de julho de 2016

Actividade de Educação Ambiental com o centro pedagógico "Kids Meeting"


No passado dia 20 de Julho crianças do centro pedagógico "Kids Meeting", em Olhão, deslocaram-se ao RIAS para visitar o nosso centro de interpretação ambiental.
Primeiro foi feita uma breve descrição do que é e como funciona um centro de recuperação de animais selvagens. Depois com o recurso a materiais biológicos, as 31 crianças, aprenderam um pouco mais sobre os animais selvagens da fauna portuguesa. 


No final participaram na devolução  à natureza de um ouriço-cacheiro e de três gaivotas-de-patas-amarelas (ver abaixo).



Devolução à Natureza de um ouriço-cacheiro (Erinaceus europaeus)
Quinta de Marim - Olhão
20 de Julho de 2016



Um ouriço-cacheiro foi encontrado sozinho numa zona urbanizada. Verificando-se que não tinha os pais por perto, um particular encaminhou-o para o RIAS. Esta cria de ouriço não apresentava lesões sendo apenas demasiado jovem para sobreviver sozinha. Assim, a sua recuperação consistiu em alimentação adequada. 
Foi devolvido à natureza por um grupo de crianças do centro pedagógico "Kids Meeting" que o baptizaram de "Kid".



Devolução à Natureza de 3 gaivotas-de-patas-amarelas (Larus michahellis)
Quinta de Marim - Olhão
20 de Julho de 2016



Uma destas gaivotas era uma juvenil que ingressou no RIAS ainda bastante pequena. Terá caído do ninho, mas não apresentava lesões pelo que apenas foi necessário alimentá-la até crescer.
As outras duas ingressaram devido a traumas diversos. Uma tinha uma luxação no ombro direito e foi necessário imobilizar a asa afectada. A última apresentava várias feridas na asa e na pata e tinha várias penas partidas. As feridas foram limpas e desinfectadas. 

No final da recuperação foram todas submetidas a treinos de voo. Foram também devolvidas à natureza por um grupo de crianças do "Kids Meeting".

video



Sem comentários: