O RIAS é o Centro de Recuperação e Investigação de Animais Selvagens da Ria Formosa e está localizado em Olhão. Desde meados de 2009 a sua gestão está a cargo da Associação ALDEIA, em parceria com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e a ANA-Aeroportos de Portugal, através do Aeroporto de Faro.

terça-feira, 7 de junho de 2016

Devolução à Natureza de uma gaivota-d'asa-escura

Devolução à Natureza de uma gaivota-d'asa-escura (Larus fuscus)
Quinta de Marim - Olhão
25 de Junho de 2016



Uma gaivota-d'asa-escura ingressou no RIAS devido a uma doença. Estava debilitada, desidratada e não tinha forças para se mover. Para além destes sintomas também apresentava várias penas primárias bastante danificadas e tinha parasitas nos olhos. Nos primeiros dias removeram-se os parasitas e efectuou-se tratamento oftalmológico e foram administrados fluídos.
Quando recuperou foi colocada numa instalação exterior para treinar o voo, no entanto devido ao mau estado das penas necessárias ao voo, este processo foi longo.



Esta gaivota foi libertada por uma turma da EB1 nº1 de S. Brás de Alportel que visitou o moinho de maré do Parque Natural da Ria Formosa no âmbito de uma actividade organizada pela Quinta do Peral sobre o ciclo do pão. Os meninos baptizaram-na de "Hambúrguer".





video

Sem comentários: