O RIAS é o Centro de Recuperação e Investigação de Animais Selvagens da Ria Formosa e está localizado em Olhão. Desde meados de 2009 a sua gestão está a cargo da Associação ALDEIA, em parceria com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e a ANA-Aeroportos de Portugal, através do Aeroporto de Faro.

quarta-feira, 18 de maio de 2016

Curso de Iniciação à Observação de Aves

No passado fim-de-semana, dias 14 e 15 de Maio, realizou-se a 1ª edição do Curso de Iniciação à Observação de Aves.



Este evento contou com 8 participantes, que ao longo de dois dias puderam aprender mais sobre o que é o "birdwacthing", quais os materiais usados para observação de aves, compreender a topografia e fenologia das aves, quais os locais favoráveis à observação, etc.


Pretendia-se que este fosse um curso bastante prático, por isso apenas uma manhã foi dedicada à teoria. A tarde de Sábado consistiu numa saída de campo na Quinta de Marim, onde se observaram cerca de 30 espécies.

O domingo foi dedicado inteiramente a uma saída de campo no Ludo onde se observaram cerca de 40 espécies.











Os participantes do curso ainda assistiram à devolução à natureza de uma cobra-de-ferradura.


Devolução à Natureza de uma cobra-de-ferradura (Hemorrhois hippocrepis)
Quinta de Marim - Olhão
14 de Maio de 2016


Esta cobra-de-ferradura foi encontrada nas instalações do RIAS. Estava a tentar alimentar-se na divisão que temos para a criação de ratos. Foi apanhada e imediatamente libertada com participantes do curso de iniciação à observação de aves.


Sem comentários: