O RIAS é o Centro de Recuperação e Investigação de Animais Selvagens da Ria Formosa e está localizado em Olhão. Desde meados de 2009 a sua gestão está a cargo da Associação ALDEIA, em parceria com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e a ANA-Aeroportos de Portugal, através do Aeroporto de Faro.

sexta-feira, 15 de abril de 2016

Dia Aberto da Reserva Natural do Sapal de Castro Marim e Vila Real de Santo António

No passado dia 9 de Abril realizou-se mais um Dia Aberto da Reserva Natural do Sapal de Castro Marim e Vila Real de Santo António.
Durante todo o dia realizaram-se diversas actividades desde workshops para os mais novos, passeios de cavalo, tiro com arco, passeios para observação de aves e aulas de zumba.





O RIAS participou mais uma vez neste evento, este ano com um workshop de construção de camaleões de papel e com a devolução à natureza de uma ave.




Devolução à Natureza de um pato-real (Anas platyrhynchos)
Reserva Natural do Sapal de Castro Marim e Vila Real de Santo António
9 de Abril de 2016



Um pato-real foi encontrado em Tavira por um particular que verificou que o animal não conseguia voar. Ao fazer o exame físico observou-se que tinha as penas primárias cortadas (estas são as penas que permitem o voo), feridas no peito e nas patas. Estas são lesões compatíveis com cativeiro ilegal. O tratamento consistiu em limpeza das feridas, administração de anti-inflamatório e antibiótico. Foi ainda necessário esperar vários meses para que as penas cortadas voltassem a crescer.
O animal foi devolvido à natureza por quem o encontrou.




video

Sem comentários: