O RIAS é o Centro de Recuperação e Investigação de Animais Selvagens da Ria Formosa e está localizado em Olhão. Desde meados de 2009 a sua gestão está a cargo da Associação ALDEIA, em parceria com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e a ANA-Aeroportos de Portugal, através do Aeroporto de Faro.

terça-feira, 1 de março de 2016

Devolução à natureza de um peneireiro-vulgar

Devolução à natureza de um peneireiro-vulgar (Falco tinnunculus)
26 de Fevereiro de 2016
Portimão - Escola Básica e Secundária da Bemposta

Este peneireiro-vulgar deu entrada no RIAS em Julho do ano passado sendo ainda uma cria.


Esta ave tinha sido ilegalmente retirada do ninho e mantida em cativeiro, apresentando uma doença óssea produzida por deficiência de cálcio que enfraqueceu os ossos e provocou fracturas e deformações nos membros. A alimentação inadequada que esta pequena ave recebeu em cativeiro durante o crescimento, foi a causa desta doença.



Aqui no RIAS foi necessário suplementar a alimentação com vitaminas e minerais de forma a corrigir as deficiências nutricionais e resolver as fracturas que apresentava. Após o completo crescimento das penas, este peneireiro foi ainda sujeito a treinos de voo e caça juntamente com outros indivíduos da mesma espécie.




Foi devolvido à Natureza no dia 26 de Fevereiro na Escola Básica e Secundária da Bemposta em Portimão após uma breve palestra em sala, onde demos a conhecer esta espécie e o trabalho do nosso centro.



O RIAS agradece à professora Margarida e aos alunos do 8ºC que apadrinharam este animal e desta forma apoiaram a sua recuperação.


Sem comentários: