O RIAS é o Centro de Recuperação e Investigação de Animais Selvagens da Ria Formosa e está localizado em Olhão. Desde meados de 2009 a sua gestão está a cargo da Associação ALDEIA, em parceria com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e a ANA-Aeroportos de Portugal, através do Aeroporto de Faro.

terça-feira, 8 de março de 2016

Actividade de Educação Ambiental na Quinta do Peral, São Brás de Alportel


No passado dia 5 de Março o RIAS foi convidado pela Quinta do Peral para desenvolver uma acção de educação ambiental sobre os cágados. 
Cerca de 20 pessoas, crianças e adultos, puderam descobrir um pouco mais sobre os cágados autóctones - cágado-mediterrânico e cágado-de-carapaça-estriada - e compreender as ameaças a estas espécies.




Depois da actividade em sala houve uma saída de campo na Fonte Férrea para a devolução à natureza de dois exemplares de cágado-mediterrânico.




Devolução à natureza de 2 cágados-mediterrânicos (Mauremys leprosa)
Fonte Férrea - São Brás de Alportel
5 de Março de 2016



Dois cágados-mediterrânicos encontravam-se em cativeiro ilegal na casa de um particular há dois anos. Estes dois cágados tinham sido recolhidos ilegalmente da ribeira de Fonte Férrea, em São Brás de Alportel. Após uma acção de sensibilização realizada na Quinta do Peral, sobre esta temática, os particulares entregaram voluntariamente estes animais para que fossem posteriormente devolvidos à natureza.





Sem comentários: