O RIAS é o Centro de Recuperação e Investigação de Animais Selvagens da Ria Formosa e está localizado em Olhão. Desde meados de 2009 a sua gestão está a cargo da Associação ALDEIA, em parceria com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e a ANA-Aeroportos de Portugal, através do Aeroporto de Faro.

sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Apreensão de passarinhos pelo SEPNA de Faro

No passado dia 26 de Novembro o SEPNA de Faro realizou uma apreensão de 38 passarinhos que foram capturados para alimentação. Os animais pertenciam a quatro espécies diferentes de passeriformes da nossa fauna: 13 piscos-de-peito-ruivo (Erithacus rubecula), 1 toutinegra-de-cabeça-preta (Sylvia melanocephala), 1 ferreirinha-comum (Prunella modularis) e  23 toutinegra-de-barrete-preto (Sylvia atricapilla).


Alguns dos indivíduos já estavam depenados e em alguns era bastante visível o dano feito pelas armadilhas utilizadas.

A captura de aves, ou qualquer animal da nossa fauna, para manter em cativeiro ou para alimentação é proibida!

Se tiver conhecimento de alguma situação denuncie ao SEPNA (GNR) mais próximo ou à Linha SOS Ambiente e Território (808 200 520).





A SPEA - Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves lançou em parceria com a ALDEIA (particularmente através dos centros de recuperação de fauna selvagem CERVAS e RIAS), A Rocha, a LPN e a Quercus, a campanha “Diga NÃO aos passarinhos na gaiola e no prato” com o objetivo de colocar na ordem do dia o tema da captura e venda ilegal de aves.

Mais informações sobre esta campanha em: 

Comemorações da Semana da Ciência e Tecnologia, CCVAlg


No passado dia 26 de Novembro, o RIAS realizou um Workshop de Egagróplias na escola EB nº1 Marim. Cerca de 18 alunos do 3º e 4º ano puderam aprender mais sobre as espécies da aves de rapina nocturnas existentes em Portugal e sobre egagrópilas. 


O workshop teve uma parte prática que envolveu a observação de egagrópilas de mochos, corujas e bufos para identificação dos animais que fazem parte da dieta destes predadores.


A actividade foi realizada em parceria com o Centro de Ciência Viva do Algarve, no âmbito das comemorações da Semana da Ciência e Tecnologia



Devolução à Natureza de três gaivotas-de-patas-amarelas e duas gaivotas-d'asa-escura

Devolução à Natureza de três gaivotas-de-patas-amarelas (Larus michahellis) e duas gaivotas-d'asa-escura (Larus fuscus)
Quinta de Marim - Olhão
26 de Novembro de 2015


Três gaivotas-de-patas-amarelas e duas gaivotas-d'asa-escura foram encontradas em diversos locais do Algarve (Castro Marim, Faro, Vilamoura, Lagos e Quarteira) com sintomas de uma doença. Esta doença é caracterizada por falta de forças para se colocar em pé ou voar, diarreia e desidratação. O seu tratamento consistiu em administração de fluídos e alimentação assistida até recuperarem forças para se alimentarem sozinhas. No final da recuperação foram submetidas a treinos de voo. 
Foram devolvidas à natureza por voluntários e técnicos do RIAS.



quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Devolução à Natureza de um cágado-mediterrânico

Devolução à Natureza de um cágado-mediterrânico (Mauremys leprosa)
Quinta de Marim - Olhão
25 de Novembro de 2015


Um cágado-mediterrânico foi encontrado por um particular numa linha férrea. Verificou-se que não tinha lesões e ficou no nosso centro alguns dias apenas para observação do seu comportamento. Foi devolvido à natureza por uma visitante do Parque Natural da Ria Formosa.


Devolução à Natureza de duas gaivotas-d'asa-escura

Devolução à Natureza de duas gaivotas-d'asa-escura (Larus fuscus)
Quinta de Marim - Olhão
24 de Novembro de 2015


Duas gaivotas-d'asa-escura foram entregues no RIAS por particulares que as encontraram em Lagos e em Albufeira. Ambas ingressaram com sintomas de uma doença que as debilitava. A sua recuperação consistiu em fluido-terapia e posterior alimentação assistida. Quando recuperaram forças foram submetidas a treinos de voo. 
Uma das gaivotas foi devolvida à natureza por quem a encontrou e a outra por uma voluntária do RIAS. 



Participação no Mercado Tradicional de Quelfes


A convite da Junta de Freguesia de Quelfes o RIAS esteve presente no Mercado Tradicional de Quelfes. Assim no passado dia 22 de Novembro, membros da nossa equipa dinamizaram o stand das entidades locais através da realização de actividades para crianças, divulgação da campanha de apadrinhamentos de Natal e da venda de merchandising do centro. 



Obrigado à Junta de Freguesia de Olhão pelo convite!


terça-feira, 24 de novembro de 2015

Devolução à Natureza de uma galinhola

Devolução à Natureza de uma galinhola (Scolopax rusticola)
Quinta de Marim - Olhão
24 de Novembro de 2015


Uma galinhola foi encontrada em Faro numa escola e encaminhada para o RIAS pelos vigilantes da natureza do Parque Natural da Ria Formosa. O animal deverá ter ficado desorientado e chocado contra uma estrutura, pois apesar de se ter deixado apanhar não apresentava lesões. Foi rapidamente devolvido à natureza por um técnico do RIAS. 





segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Devolução à Natureza de um mocho-galego

Devolução à Natureza de um mocho-galego (Athene noctua)
Robinson Club Quinta de Ria - Cacela Velha
20 de Novembro de 2015

Um mocho-galego foi encontrado na zona de Portimão. Como foi encontrado junto de uma estrada supõe-se que tenha sido atropelado, sendo que apresentava luxação numa asa e falta de sensibilidade numa pata. O seu tratamento consistiu em administração de antibiótico. 
Quando recuperou das lesões foi submetido a treinos de voo e de caça.


Numa parceria que o RIAS tem com o Hotel Robinson Club Quinta da Ria, o mocho foi devolvido à natureza no hotel na presença de hospedes.


Se quiser realizar uma devolução à natureza de um animal selvagem no seu hotel ou empresa entre em contacto connosco.



quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Devolução à Natureza de três cágados-mediterrânicos

Devolução à Natureza de três cágados-mediterrânicos (Mauremys leprosa)
Quinta de Marim - Olhão
18 de Novembro de 2015


Três cágados-mediterrânicos foram encontrados dentro de um contentor do lixo na zona de Boliqueime. Quem os encontrou trouxe-os para o RIAS onde verificámos que não tinham lesões. A sua recuperação consistiu em alimentação adequada e observação do seu comportamento. Foram devolvidos à natureza por visitantes do Parque Natural da Ria Formosa.


quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Devolução à Natureza de uma rola-turca

Devolução à Natureza de uma rola-turca (Streptopelia decaoto)
Quinta de Marim - Olhão
16 de Novembro de 2015


Uma rola-turca ingressou no nosso centro com uma fractura na pata esquerda. O seu tratamento consistiu em administrar antibiótico e anti-inflamatório e imobilizar a pata afectada. Posteriormente foi colocada numa câmara exterior para treinar o voo. Foi devolvida à natureza por uma voluntária do RIAS.



terça-feira, 17 de novembro de 2015

Devolução à Natureza de um guincho-comum e de uma gaivota-de-patas-amarelas

Devolução à Natureza de um guincho-comum (Chroicocephalus ridibundus) e  de uma gaivota-de-patas-amarelas (Larus michahellis)
Quinta de Marim - Olhão
14 de Novembro de 2015




Um guincho-comum e uma gaivota-de-patas-amarelas ingressaram ambos no RIAS devido a doença. Os sintomas eram debilidade, desidratação e diarreia. O seu tratamento consistiu em fluido-terapia até recuperarem forças para se alimentar. Posteriormente começaram a comer com o auxílio de uma pinça e por fim começaram a comer sozinhos. No final da recuperação foram submetidos a treinos de voo. 
Foram devolvidos à natureza por voluntários do RIAS.




Educação ambiental na Escola Caldeira Alexandre - Vila Real de Santo António

No passado dia 12 de Novembro o RIAS foi à Escola Caldeira Alexandre, em Vila Real de Santo António realizar uma sessão de educação ambiental. Esta actividade foi essencialmente dedicada às aves de rapina nocturnas, pois nesta escola foi encontrado um mocho-d'orelhas que reencaminharam para o nosso centro. Assim, depois de aprenderam mais sobre estas espécies os alunos puderam devolver à natureza o animal que encontraram. 


Os cerca de 250 alunos do 1º ano ao 4º ano foram ainda surpreendidos com a libertação de outro mocho-d'orelhas que se encontrava em recuperação juntamente com o seu (ver abaixo). 



Devolução à Natureza de dois mochos-d'orelhas (Otus scops)
Escola Caldeira Alexandre - Vila Real de Santo António
12 de Novembro de 2015


Dois mochos-d'-orelhas ingressaram no RIAS vindos de Vila Real de Santo António e Beja, respectivamente. Um deles apresentava menor mobilidade na asa esquerda, não tendo fractura. Foi necessário realizar fisioterapia para que recuperasse a mobilidade necessária ao voo. O outro era de cativeiro ilegal e também não apresentava lesões estando apenas um pouco sujo. 
No final ambos foram submetidos a treinos de voo e de caça. Foram devolvidos à natureza na Escola Caldeira Alexandre em Vila Real de Santo António.



Devolução à Natureza de um pilrito-das-praias

Devolução à Natureza de um pilrito-das-praias (Calidris alba)
Quinta de Marim - Olhão
12 de Novembro de 2015



Um pilrito-das-praias foi apanhado por um cão na zona de Albufeira. Quem o encontrou trouxe-o de imediato ao RIAS, onde verificamos que não tinha lesões, estando apenas fraco (razão pela qual o cão terá conseguido apanhá-lo). Ficou em observação e foi alimentado para que ganhasse condição corporal. Foi devolvido à natureza por quem o encontrou.


Workshop de "Tratamento e Recuperação de Grandes Águias", LPN, Castro Verde

Nos passados dias 10 e 11 de Novembro a LPN organizou o Workshop de "Tratamento e Recuperação de Grandes Águias", no âmbito do projecto LIFE Imperial. Nos dois dias do evento foram abordadas diversas matérias relacionadas com o tratamento, clínica e reabilitação deste grupo de aves. 
Neste sentido o RIAS participou com a apresentação "Medicina forense em grandes rapinas: Importância na conservação, identificação de lesões e actuação dos centros de recuperação".


Os cerca de 20 participantes do workshop visitaram também as instalações do RIAS no sentido de compreender o trabalho dos centros de recuperação, a logística envolvida na recuperação dos animais e as dificuldades inerentes aos centros de recuperação em Portugal.




No final da visita os participantes devolveram à natureza um mocho-galego (ver abaixo).



O RIAS agradece à LPN o convite para participar neste evento.


Devolução à Natureza de um mocho-galego (Athene noctua)
Quinta de Marim - Olhão
11 de Novembro de 2015


Um mocho-galego foi encontrado em São Brás de Alportel. Estava desorientado, mas não apresentava lesões pelo que suspeitamos que tenha colidido com alguma estrutura. Ficou em observação alguns dias e posteriormente foi submetido a treinos de voo e de caça. Foi devolvido à natureza com participantes do Workshop organizado pela LPN que o baptizaram de "Imperial".




segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Devolução à Natureza de uma águia-d'asa-redonda

Devolução à Natureza de uma águia-d'asa-redonda (Buteo buteo)
Quinta de Marim - Olhão
11 de Novembro de 2015


Uma águia-d'asa-redonda foi encontrada na zona de Faro por um particular. Apesar de ter sido encontrada deitada no chão, esta ave não apresentava nenhuma lesão. Assim, ficou no centro apenas alguns dias para observação e pode ser rapidamente devolvida à natureza por quem a encontrou.