O RIAS é o Centro de Recuperação e Investigação de Animais Selvagens da Ria Formosa e está localizado em Olhão. Desde meados de 2009 a sua gestão está a cargo da Associação ALDEIA, em parceria com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e a ANA-Aeroportos de Portugal, através do Aeroporto de Faro.

quinta-feira, 30 de abril de 2015

Dia Aberto do Parque Natural da Ria Formosa

No dia 9 de Maio vai realizar-se mais uma edição do Dia Aberto do Parque Natural da Ria Formosa, na Quinta de Marim.

O RIAS vai participar neste evento com a dinamização de um workshop e com a devolução à natureza de animais recuperados. Durante o dia pode ainda participar em visitas guiadas, desportos de natureza, passeios de barco e de bicicleta, etc.

Venha participar neste dia!



Devolução à Natureza de uma gaivota-de-patas-amarelas

Devolução à Natureza de uma gaivota-de-patas-amarelas (Larus michahellis)
Quinta de Marim - Olhão
29 de Abril de 2015


Uma gaivota-de-patas-amarelas ingressou no RIAS após ter sido encontrada em Portimão por um particular. Apresentava sintomas de uma doença que desidrata e debilita. A origem desse síndrome ainda é desconhecida, mas é transmitido através de algo que as gaivotas comem. O tratamento consistiu em fluido-terapia e posterior alimentação assistida até a gaivota ganhar forças para se alimentar sozinha. Posteriormente foi submetida a treinos de voo.
O animal foi devolvido à natureza na presença de uma turma de alunos da escola EB 1 nº4  de Faro. 



Educação Ambiental na Ecoteca de Olhão

No passado dia 28 de Abril o RIAS esteve mais uma vez presente na Ecoteca de Olhão - Chalé João Lúcio - a fim de realizar uma sessão de educação ambiental desta vez sobre os nossos cágados.



Esta pequena palestra contou com a presença de alunos do 2ºA da EBI / JI José Carlos da Maia que tiveram a oportunidade de observar mais de perto algum material biológico relacionado com a temática bem como tirar algumas dúvidas que tinham sobre esta classe de répteis.


quarta-feira, 29 de abril de 2015

Campanha PrendONGAS - Prendas originais e solidárias

Dando continuidade à campanha "PrendONGAs - Natal 2014", A Rocha, a ALDEIA, a ATN – Associação Transumância e Natureza, o Grupo Lobo, a LPN – Liga para a Protecção da Natureza, a Quercus e a SPEA – Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves apresentam-lhe a Campanha das PrendONGAs 2015, que compila um conjunto de possibilidades de presentes relacionados com a conservação da Natureza e da Biodiversidade e que estarão disponíveis para serem oferecidos nas mais variadas comemorações ao longo do ano (dias temáticos, como o Dia da Mãe que se aproxima!, aniversários, etc.).

Consulte o Catálogo de PrendONGAs – 2015, seleccione a prenda mais adequada para aqueles amigos ou familiares que irão adorar recebê-la e contacte a respectiva associação para a adquirir! Seja original e ofereça presentes para um futuro sustentável!

Veja o catálogo aqui!



Devolução à Natureza de um ouriço-cacheiro

Devolução à Natureza de um ouriço-cacheiro (Erinaceus europaeus)
Quinta de Marim - Olhão
26 de Abril de 2015


Este ouriço-cacheiro foi encontrado em Estoi por um particular, que o encaminhou para o RIAS. Tratava-se de um jovem ouriço que tinha perdido a sua mãe num atropelamento. A sua recuperação baseou-se na alimentação e controlo de peso e instintos, de forma a potenciar a sua sobrevivência na natureza. Foi então devolvido à natureza por quem o encontrou e também pelos seus padrinhos, que o baptizaram de "Patinhas".






video

Devoluções à Natureza de dia 24 de Abril de 2015

Devolução à Natureza de uma gaivota-de-patas amarelas (Larus michahellis)
Quinta de Marim - Olhão
24 de Abril de 2015





Esta gaivota foi recolhida em Portimão por um particular tendo sido encaminhada para o RIAS pelos Vigilantes da Natureza do Parque Natural da Ria Formosa. Apresentava sintomas compatíveis com doença pelo que o seu tratamento consistiu em fluido-terapia e alimentação assistida. Assim que apresentou melhorias foi transferida para uma instalação exterior onde pôde treinar o voo juntamente com outras gaivotas. 



Esta gaivota já tinha estado em recuperação no RIAS em 2010 com o mesmo problema, tendo sido devolvida à natureza (na altura) na mesma praia onde foi encontrada.  
Foi devolvida à natureza por quem a recolheu e que a baptizou de "George".

video


Devolução à Natureza de uma rola-turca (Streptopelia decaocto)
Quinta de Marim - Olhão
24 de Abril de 2015



Uma rola-turca foi encontrada por um particular em Quarteira após ter caído do ninho. Tratava-se de um juvenil que já tinha todas as penas de voo mas ainda estava a aprender a voar. Assim, a sua recuperação foi baseada na sua alimentação e treinos de voo. Foi então devolvida à natureza por quem a encontrou.


video



Devolução à Natureza de um ouriço-cacheiro (Erinaceus europaeus)
Quinta de Marim - Olhão
24 de Abril de 2015



Este ouriço-cacheiro foi encontrado órfão na zona do Areal Gordo por particulares que o encaminharam para o RIAS. Como era muito pequeno, foi necessário alimentá-lo tendo sido mantido em contacto com outros ouriços em recuperação no Centro. Após 7 semanas de recuperação, este jovem adulto foi devolvido à natureza por quem o encontrou que o baptizou de "Lucky".



sexta-feira, 24 de abril de 2015

Actividades de Educação Ambiental "Pais e Crias"

O RIAS vai iniciar no mês de Maio uma série de actividades mensais de educação ambiental para os mais novos. 

As actividades são dedicadas à temática da fauna selvagem e da reciclagem de materiais e intitulam-se "Pais e Crias". A primeira será no próximo dia 10 de Maio com o tema do camaleão!

Venha com os seus filhos passar uma manhã diferente, no Centro de Interpretação Ambiental do RIAS, na Quinta de Marim, pelas 11h.

Faça a sua inscrição através do email rias.aldeia@gmail.com ou por telefone para o 927659313. 






Devolução à Natureza de 3 camaleões-comuns

Devolução à Natureza de 3 camaleões-comuns (Chamaeleo chamaeleon)
Quinta de Marim - Olhão
23 de Abril de 2015





Estes 3 animais foram encontrados em Olhão por diferentes particulares. Foram recolhidos por se encontrarem em locais inseguros para esta espécie, como por exemplo a atravessar a estrada nacional. Uma vez que não apresentavam lesões foram devolvidos à natureza de imediato.


O RIAS relembra que nesta altura do ano é frequente o avistamento de camaleões. Caso estes se encontrem em locais perigosos, deverão ser recolhidos e colocados em habitats seguros próximos do local onde foram encontrados. Nem sempre é necessário trazer os animais para recuperação, apenas se estiverem feridos ou debilitados. Obrigado!


video

Devolução à Natureza de um ouriço-cacheiro

Devolução à Natureza de um ouriço-cacheiro (Erinaceus europaeus)
Quinta de Marim - Olhão
23 de Abril de 2015


Este ouriço-cacheiro foi encontrado por um particular em Olhão. Tratava-se de uma cria deste ano que estava bastante debilitada. Foi hidratado e alimentado aqui no centro, tendo sido mantido em contacto com outros ouriços. Após cerca de 2 meses de recuperação foi devolvido à Natureza por quem o encontrou.



Actividade "Hora do Conto" na Creche "Mundo da Fantasia" - Olhão

No passado dia 22 de Abril o RIAS deslocou-se à Creche "Mundo da Fantasia" a fim de realizar a actividade "Hora do Conto", que contou com a participação de 31 alunos. O conto, intitulado "Mauro e Emília" de Ana Mafalda Alves, remete para a importância da preservação da nossa fauna selvagem e também para a problemática das espécies invasoras.


Após o conto, os participantes tiveram ainda a oportunidade de realizar actividades didácticas relacionadas com o mesmo.

Actividade "Hora do Conto" na Creche "Clube do Bibe" - Vilamoura


No passado dia 21 de Abril o RIAS deslocou-se à creche "Clube do Bibe" a fim de realizar a actividade "Hora do Conto", com o livro "Mauro e Emília". Este conto, de Ana Mafalda Alves, foi desenvolvido na âmbito do projecto LIFE+ Trachemys com o intuito de resumir todo este projecto de uma forma simples e divertida. Desta forma alertamos os alunos para a importância da preservação da nossa fauna selvagem e também para a problemática das espécies invasoras.

Esta actividade contou com a participação de cerca de 30 crianças que tiveram também a oportunidade de realizar algumas actividades didácticas relacionadas com o conto.

No final desta actividade os alunos e educadoras da creche entregaram-nos 3 tartarugas exóticas que tinham na sala de aula e que serão devidamente encaminhados para o Krazy World Zoo. 




Devolução à Natureza de um andorinhão-preto

Devolução à Natureza de um andorinhão-preto (Apus apus)
Quinta de Marim - Olhão
20 de Abril de 2014

Este andorinhão-preto foi encontrado na Reserva Natural do Sapal de Castro Marim e Vila Real de Santo António (RNSCMVRSA), e encaminhado para o RIAS pelos Vigilantes do Parque Natural da Ria Formosa. Apresentava uma fractura num dos ombros tendo sido necessário proceder à imobilização da asa. Já com a fractura resolvida foi devolvido à natureza por um técnico do RIAS.


RIAS comemora o dia Internacional dos Monumentos e Sítios em parceria com a Junta de Freguesia de Quelfes

Durante o mês de Março, a convite da Junta de Freguesia de Quelfes, a equipa do RIAS participou numa homenagem fotográfica à Ponte Velha de Quelfes.


No passado domingo, dia Internacional dos Monumentos e Sítios, o RIAS esteve presente na cerimónia de entrega das fotografias às entidades que participaram.





O RIAS congratula a Junta de Freguesia de Quelfes pela iniciativa!




quinta-feira, 23 de abril de 2015

Visita organizada em parceria com a QUERCUS

No passado sábado, dia 18 de Abril de 2015, o RIAS recebeu a visita de associados e mecenas da Quercus Algarve. 

 
Os participantes ficaram a conhecer o trabalho desenvolvido aqui no centro, bem como as principais espécies que recebemos e as suas principais ameaças.


Fizemos ainda uma visita à Quinta de Marim, onde foi possível conhecer um pouco sobre o patrimonio construído do Parque Natural da Ria Formosa.



quarta-feira, 22 de abril de 2015

Marcha-corrida solidária pelo RIAS


Na passada 6ª feira, dia 17 de Abril de 2015, decorreu a Marcha Corrida Nocturna Solidária RIAS. Este evento organizado em parceria com a Câmara Municipal de Olhão e o grupo "Corridas à 6ª Feira" contou com a presença de cerca de 570 participantes.



~

O percurso de 10 kms iniciou no Minipreço de Olhão e passou pelo Parque Natural da Ria Formosa, pelo Circuito de Manutenção dos Pinheiros de Marim e pelo Siroco em Olhão terminando no ponto de partida.




No final da prova decorreu o sorteio de rifas que contou com prémios gentilmente oferecidos por diversos estabelecimentos de Olhão.




Os participantes contribuíram com donativos que serão aplicados no trabalho diário do centro. A TODOS MUITO OBRIGADO!!

O RIAS agradece também a todos os que permitiram que este evento fosse um grande sucesso, nomeadamente:

- Câmara Municipal de Olhão, particularmente ao Hélder Oliveira por toda a dedicação
- Junta de Freguesia de Olhão
- Parque Natural da Ria Formosa
- Minipreço de Olhão
- Professora de Zumba Fátima Pudim
- Grupo BTT "Os Leões de Olhão"
- Marisqueira Cascas
- El torito cantina mexicana Olhão


Esperamos contar convosco em iniciativas futuras!
MUITO OBRIGADO A TODOS!!!

Unidade de Surdos do Algarve - Escola EB 2/3 Santo António visita o RIAS

No passado dia 17 de Abril os alunos da Unidade de Surdos do Algarve - Escola EB 2/3 Santo António visitaram o RIAS. Esta visita contou com 4 alunos e professores que visitaram o nosso Centro de Interpretação Ambiental onde aprenderam o que faz um centro de recuperação de animais selvagens e também ficaram a conhecer as principais espécies que recebemos. Ao longo da visita tiveram contacto com materiais biológicos e ainda a oportunidade de devolver à natureza um cágado-mediterrânico (ver abaixo).


Devolução à Natureza de um cágado-mediterrânico (Mauremys leprosa)
Quinta de Marim - Olhão
17 de Abril de 2015


Este cágado-mediterrânico foi encontrado na Fuseta por um particular que o encaminhou para o RIAS. A sua carapaça encontrava-se pintada com verniz de várias cores, o que não o favorecia no seu ambiente natural. Após diversas sessões de remoção do verniz foi devolvido à natureza pelos alunos da Unidade de Surdos do Algarve da Escola EB 2/3 de Santo António que o baptizaram de "Sam".

video

Actividade "Hora do Conto" no Centro comunitário de Estoi

 
 

No passado dia 16 de Abril o RIAS foi convidado a deslocar-se à Creche "Caracol", do Centro Comunitário de Estoi, a fim de realizar várias sessões da "Hora do Conto". 




Esta iniciativa foi realizada no âmbito do projecto "Missão Aproximar" inserido no Estágio de três alunas do curso de Educação Social pós-laboral da Universidade do Algarve.





O conto intitulado "Mauro e Emília", de Ana Mafalda Alves, remete para a importância da preservação da nossa fauna selvagem e para a problemática das espécies invasoras. 



Após a leitura do conto, que contou com a participação de um total de 80 crianças, foram realizadas actividades lúdicas alusivas ao mesmo.




Educação Ambiental na Ecoteca de Olhão

No passado dia 14 de Abril o RIAS esteve mais uma vez presente na Ecoteca de Olhão - Chalé João Lúcio - para realizar uma pequena sessão de esclarecimento sobre o trabalho efectuado no Centro, bem como sensibilização sobre as várias problemáticas relacionadas com a nossa fauna selvagem.





Esta pequena palestra contou com a presença de alunos de 2º ano de uma escola de Olhão, que tiveram também a oportunidade de observar de perto algumas características interessantes dos animais que ingressam mais regularmente no RIAS.