O RIAS é o Centro de Recuperação e Investigação de Animais Selvagens da Ria Formosa e está localizado em Olhão. Desde meados de 2009 a sua gestão está a cargo da Associação ALDEIA, em parceria com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e a ANA-Aeroportos de Portugal, através do Aeroporto de Faro.

terça-feira, 17 de novembro de 2015

Educação ambiental na Escola Caldeira Alexandre - Vila Real de Santo António

No passado dia 12 de Novembro o RIAS foi à Escola Caldeira Alexandre, em Vila Real de Santo António realizar uma sessão de educação ambiental. Esta actividade foi essencialmente dedicada às aves de rapina nocturnas, pois nesta escola foi encontrado um mocho-d'orelhas que reencaminharam para o nosso centro. Assim, depois de aprenderam mais sobre estas espécies os alunos puderam devolver à natureza o animal que encontraram. 


Os cerca de 250 alunos do 1º ano ao 4º ano foram ainda surpreendidos com a libertação de outro mocho-d'orelhas que se encontrava em recuperação juntamente com o seu (ver abaixo). 



Devolução à Natureza de dois mochos-d'orelhas (Otus scops)
Escola Caldeira Alexandre - Vila Real de Santo António
12 de Novembro de 2015


Dois mochos-d'-orelhas ingressaram no RIAS vindos de Vila Real de Santo António e Beja, respectivamente. Um deles apresentava menor mobilidade na asa esquerda, não tendo fractura. Foi necessário realizar fisioterapia para que recuperasse a mobilidade necessária ao voo. O outro era de cativeiro ilegal e também não apresentava lesões estando apenas um pouco sujo. 
No final ambos foram submetidos a treinos de voo e de caça. Foram devolvidos à natureza na Escola Caldeira Alexandre em Vila Real de Santo António.



Sem comentários: