O RIAS é o Centro de Recuperação e Investigação de Animais Selvagens da Ria Formosa e está localizado em Olhão. Desde meados de 2009 a sua gestão está a cargo da Associação ALDEIA, em parceria com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e a ANA-Aeroportos de Portugal, através do Aeroporto de Faro.

terça-feira, 20 de outubro de 2015

Devoluções à Natureza de dia 13 de Outubro de 2015

Devolução à Natureza de uma rola-turca (Streptopelia decaoto)
Quinta de Marim - Olhão
13 de Outubro de 2015




Uma rola-turca foi encaminhada para o RIAS por um particular que a encontrou na zona de Quelfes. O animal apresentava fractura num das asas que pela forma do ferimento se suspeita que tenha sido vitima de disparo/tiro. O seu tratamento consistiu em administrar antibiótico e imobilizar a asa afectada. Quando a fractura cicatrizou foi submetida a treinos de voo. Foi devolvida à natureza por uma voluntária do RIAS.



Devolução à Natureza de um painho-da-madeira (Oceanodroma castro)
Quinta de Marim - Olhão
13 de Outubro de 2015



Um painho-da-madeira foi encontrado em Sagres pousado num barco. Quem o encontrou recolheu e encaminhou-o para o RIAS onde se verificou que o animal não tinha qualquer lesão. Esta é uma espécie marinha que passa praticamente toda a sua vida no mar e deverá ter pousado na embarcação apenas por cansaço. Assim, o animal foi prontamente devolvido à natureza por técnicos do RIAS. 

Sem comentários: