O RIAS é o Centro de Recuperação e Investigação de Animais Selvagens da Ria Formosa e está localizado em Olhão. Desde meados de 2009 a sua gestão está a cargo da Associação ALDEIA, em parceria com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e a ANA-Aeroportos de Portugal, através do Aeroporto de Faro.

sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Comemorações do Dia Mundial do Animal, em São Brás de Alportel


No sentido de comemorar o Dia Mundial do Animal (que se comemorou no passado dia 4 de Outubro) o RIAS foi convidado pela Quinta do Peral a estar na Escola Básica do agrupamento de escolas José Belchior Viegas, em São Brás de Alportel. Assim, no dia 6 de Outubro, o RIAS realizou 2 sessões de educação ambiental para cerca de 120 alunos do 1º ao 4º ano. Nestas sessões foi apresentado o trabalho do RIAS e as espécies mais frequentes, com recurso a materiais biológicos. 
No final, os alunos puderam devolver à natureza um peneireiro-vulgar recuperado no nosso centro (ver abaixo).


Devolução à Natureza de um peneireiro-vulgar (Falco tinnunculus)
São Brás de Alportel
6 de Outubro de 2015


Um peneireiro-vulgar ingressou no RIAS devido a uma ferida na pata provocada por fio. O animal deverá ter ficado preso num fio onde para tentar escapar acabou por ferir o músculo da pata. A sua recuperação consistiu em administração de antibiótico e administração de pomadas na zona afectada. No final da recuperação o peneireiro foi submetido a treinos de voo e de caça.


Sem comentários: