O RIAS é o Centro de Recuperação e Investigação de Animais Selvagens da Ria Formosa e está localizado em Olhão. Desde meados de 2009 a sua gestão está a cargo da Associação ALDEIA, em parceria com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e a ANA-Aeroportos de Portugal, através do Aeroporto de Faro.

quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Visita do curso de Operador de Manutenção Hoteleira do IEFP




Uma turma do curso de Operador de Manutenção Hoteleira do IEFP de Faro visitou o RIAS no passado dia 25 de Setembro. Cerca de oito formandos e duas formadoras puderam aprender mais sobre o trabalho diário do centro, quais a principais espécies que ingressam e quais os principais perigos que ameaçam a nossa fauna. Após uma breve apresentação a turma visitou as instalações do RIAS com o objectivo de saber quais as necessidades do centro em relação a melhoria das instalações para posteriormente realizarem uma acção de voluntariado.
No final devolveram à natureza duas gaivotas-d'asa-escura (ver abaixo).





Devolução à Natureza de 2 gaivotas-d'asa-escura (Larus fuscus)
Quinta de Marim - Olhão
25 de Setembro de 2015



Estas duas gaivotas-d'asa-escura ingressaram no RIAS com sintomas de doença. Apresentavam-se desidratadas, sem forças para se movimentar e com diarreia. O seu tratamento consistiu em administração de fluídos subcutâneos nos primeiros dias de internamento. Posteriormente foram alimentadas com o auxílio de uma pinça. Quando recuperaram forças para se alimentarem sozinhas e para se movimentarem foram colocadas juntamente com outras gaivotas para treinarem o voo. Foram devolvidas à natureza pela turma do curso de Operador de Manutenção Hoteleira do IEFP de Faro.


Sem comentários: