O RIAS é o Centro de Recuperação e Investigação de Animais Selvagens da Ria Formosa e está localizado em Olhão. Desde meados de 2009 a sua gestão está a cargo da Associação ALDEIA, em parceria com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e a ANA-Aeroportos de Portugal, através do Aeroporto de Faro.

quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Devoluções à Natureza de dia 5 de Agosto de 2015

Devolução à Natureza de 9 gaivotas-de-patas-amarelas (Larus michahellis)
Quinta de Marim - Olhão
5 de Agosto de 2015


Nove gaivotas-de-patas-amarelas foram encontradas em diversas zonas do Algarve. Eram ainda juvenis que caíram do ninho pelo que foram reencaminhadas para o nosso centro. A sua passagem pelo RIAS consistiu em alimentação e treinos de voo. Foram devolvidas à natureza por voluntários e técnicos do RIAS. 




Devolução à Natureza de 2 gansos-patolas (Morus bassanus)
Ilha do Farol - Faro
5 de Agosto de 2015


Um ganso-patola foi encontrado na Ilha da Culatra. Estava debilitado, mas não apresentava lesões, pelo que foi apenas necessário alimentá-lo até que recuperasse forças. O outro foi encontrado na ilha de Faro e tinha uma pata ferida com fio de pesca. Foi necessário desinfectar e limpar a ferida. 
Esta espécie vive toda a vida em alto mar pelo que o seu tempo de recuperação no RIAS foi bastante curto, pois quanto mais tempo passam em cativeiro maior o perigo de morte por stress. Foram devolvidos à natureza por técnicos e voluntários do RIAS.



video


Devolução à Natureza de um peneireiro-vulgar (Falco tinnunculus)
Robinson Club Quinta de Ria - Cacela Velha
5 de Agosto de 2015


Um peneireiro-vulgar foi encontrado após ter caído do ninho. Nos primeiros dias foi necessário alimentá-lo com pinça. Quando começou a comer sozinho foi colocado com outros indivíduos da mesma espécie. No final do processo de recuperação foi submetido a treinos de voo e de caça. Foi devolvido à natureza por um hospede do Hotel Robinson Club Quinta da Ria que o baptizou de "Robin."





Sem comentários: