O RIAS é o Centro de Recuperação e Investigação de Animais Selvagens da Ria Formosa e está localizado em Olhão. Desde meados de 2009 a sua gestão está a cargo da Associação ALDEIA, em parceria com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e a ANA-Aeroportos de Portugal, através do Aeroporto de Faro.

terça-feira, 18 de agosto de 2015

Devolução à Natureza de dia 14 de Agosto de 2015

Devolução à Natureza de dois cágados-mediterrânicos (Mauremys leprosa)
Quinta de Marim - Olhão
14 de Agosto de 2015



Dois cágados-mediterrânicos foram entregues no RIAS por particulares que os tinham em casa. Não apresentavam lesões, mas ficaram no centro alguns dias para observação do seu comportamento. Foram devolvidos à natureza por visitantes do Parque Natural da Ria Formosa e por uma voluntária.



video



Devolução à Natureza de uma cegonha-branca (Ciconia ciconia)
Quinta de Marim - Olhão
14 de Agosto de 2015



Uma cegonha-branca foi recolhida pelos bombeiros de Faro após ter caído do ninho. Não tinha lesões, mas ainda não se conseguia alimentar sozinha nem voar. Assim, a sua recuperação consistiu em alimentação e treinos de voo. Foi devolvida à natureza por colaboradores da empresa NIOBO, empresa madrinha de todas as cegonhas-brancas em recuperação no RIAS.









video


Devolução à Natureza de uma garça-branca-pequena (Egretta garzetta)
Quinta de Marim - Olhão
14 de Agosto de 2015




Uma garça-branca-pequena foi encontrada na zona do Hotel Real Marina, em Olhão, e foi reencaminhada para o RIAS por um colaborador do hotel. Estava um pouco fraca e debilitada pelo que a sua recuperação consistiu em alimentação adequada até recuperar forças. Foi libertada por quem a encontrou.


Devolução à Natureza de uma águia-d'asa-redonda (Buteo buteo)
Castro Verde
14 de Agosto de 2015



Uma águia-d'asa-redonda foi encontrada em Castro Verde por técnicos da Liga para a Proteção da Natureza (LPN). Era um juvenil que tinha caído do ninho. Foi necessário alimentá-lo e posteriormente colocá-lo a treinar o voo e a caça. Esta águia foi devolvida à natureza durante um ATL organizado pela Câmara Municipal de Castro Verde em parceria com a LPN no âmbito do projecto LIFE Imperial. As 22 crianças presentes baptizaram-no de "2x4".



Sem comentários: