O RIAS é o Centro de Recuperação e Investigação de Animais Selvagens da Ria Formosa e está localizado em Olhão. Desde meados de 2009 a sua gestão está a cargo da Associação ALDEIA, em parceria com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e a ANA-Aeroportos de Portugal, através do Aeroporto de Faro.

quarta-feira, 15 de julho de 2015

Devoluções à Natureza de dia 9 de Julho de 2015

Devolução à Natureza de um cágado-mediterrânico (Mauremys leprosa)
Quinta de Marim - Olhão
9 de Julho de 2015


Um cágado-mediterrânico foi entregue no RIAS por um particular. Verificou-se que tinha um prolapso do pénis. A coloaca estava inchada pelo que o pénis não conseguia recolher. Foi necessário saturar até diminuir o inchaço. Quem o encontrou devolveu à natureza. 


Devolução à Natureza de um ouriço-cacheiro (Erinaceus europaeus)
Quinta de Marim - Olhão
9 de Julho de 2015



Um ouriço-cacheiro foi entregue no RIAS por um particular, após ter sido encontrado ainda bébé. Estava magro e desidratado e desenvolveu uma doença na pele. Foi necessário tratá-lo com antibiótico e alimentá-lo até que atingisse o tamanho de adulto. Foi devolvido à natureza por quem o encontrou e pelo seu padrinho.



video


Devolução à Natureza de uma rola-turca (Streptopelia decaoto)
Quinta de Marim - Olhão
9 de Julho de 2015



Uma rola-turca embateu num carro na zona de Moncarapacho. A senhora que a atropelou trouxe-a de imediato ao RIAS. Verificou-se que tinha uma fractura numa das asas, mas já estava a sarar pelo que deveria ser um ferimento antigo. No final da recuperação foi submetida a treinos de voo. Foi devolvida à natureza por quem a encontrou.



Devolução à Natureza de um peneireiro-vulgar (Falco tinnunculus)
Olhos d'Água - Albufeira
9 de Julho de 2015

Um peneireiro-vulgar foi encontrado por um particular que viu o seu ninho derrubado e apanhou o juvenil. Não tinha ferimentos pelo que a sua recuperação consistiu em alimentação adequada. Posteriormente foi submetido a treinos de voo e de caça juntamente com outros indivíduos da mesma espécie. Foi quem o encontrou que o devolveu à natureza.


video


Devolução à Natureza de dois mochos-galegos (Athene noctua)
Adriana Beach Club - Albufeira / S. Marcos da Ataboeira - Castro Verde
9 de Julho de 2015




Dois mochos-galegos ingressaram no RIAS após terem caído do ninho. A sua recuperação consistiu em alimentação e posteriores treinos de voo e de caça. Ambos foram devolvidos à natureza no local onde foram encontrados e por quem os encontrou. Um deles foi baptizado de "Belver" no momento da sua libertação.



video


Sem comentários: