O RIAS é o Centro de Recuperação e Investigação de Animais Selvagens da Ria Formosa e está localizado em Olhão. Desde meados de 2009 a sua gestão está a cargo da Associação ALDEIA, em parceria com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e a ANA-Aeroportos de Portugal, através do Aeroporto de Faro.

sexta-feira, 31 de julho de 2015

Devoluções à Natureza de dia 30 de Julho de 2015

Devolução à Natureza de um melro-preto (Turdus merula)
Quinta de Marim - Olhão
30 de Julho de 2015

Um melro-preto foi encontrado por um particular após ter caído do ninho. Verificou-se que não tinha lesões e a sua recuperação consistiu em alimentação até que crescessem todas as penas necessárias ao voo. Foi devolvido à natureza por quem o encontrou.




Devolução à Natureza de uma garça-branca-pequena (Egretta garzeta)
Quinta de Marim - Olhão
30 de Julho de 2015


Uma garça-branca-pequena foi encontrada em Olhão por um particular que a reencaminhou para o RIAS. Estava coberta de óleo e hipotérmica. Foi necessário lavar bem as penas com água morna e detergente e colocá-la num lugar quente para fazer subir a temperatura corporal. Posteriormente foi colocada uma câmara exterior para praticar o voo. Foi devolvida à natureza por um técnico do RIAS.



Devolução à Natureza de um camaleão-comum (Chamaeleo chamaeleon)
Quinta de Marim - Olhão
30 de Julho de 2015


Um camaleão-comum foi encontrado com uma ferida numa pata pelo que foi recolhido e trazido até ao RIAS. Verificando-se que a ferida era uma lesão já antiga e cicatrizada foi imediatamente libertado num local seguro. Foi marcado no âmbito de um estudo sobre a população desta espécie que está a ser realizado por um aluno de Mestrado. 



Devolução à Natureza de uma gaivota-de-patas-amarelas (Larus michahellis)
Quinta de Marim - Olhão
30 de Julho de 2015


Uma gaivota-de-patas-amarelas foi encontrada na Fuseta com fio de nylon a sair pelo bico. Verificou-se que o fio de nylon ainda tinha um anzol que estava preso no esófago da gaivota. Foi necessário realizar cirurgia para remove-lo. Posteriormente foi submetida a treinos de voo. Foi devolvida à natureza por quem a encontrou.



Sem comentários: