O RIAS é o Centro de Recuperação e Investigação de Animais Selvagens da Ria Formosa e está localizado em Olhão. Desde meados de 2009 a sua gestão está a cargo da Associação ALDEIA, em parceria com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e a ANA-Aeroportos de Portugal, através do Aeroporto de Faro.

sexta-feira, 3 de julho de 2015

Devoluções à Natureza de dia 1 de Julho de 2015

Devolução à Natureza de um camaleão-comum (Chamaeleo chamaeleon)
Quinta de Marim - Olhão
1 de Julho de 2015




Um camaleão-comum foi encontrado perto de uma estrada em Olhão. Por ser um local perigoso para esta espécie foi trazido até ao nosso centro. Verificou-se que não tinha lesões e foi imediatamente devolvido à natureza por técnicos do RIAS. Este animal foi o segundo a ser marcado no âmbito de um novo projecto de monitorização da população de camaleões na Quinta de Marim.



Devolução à Natureza de dois peneireiros-vulgares (Falco tinnunculus)
Robinson Club Quinta da Ria - Vila Nova de Cacela
1 de Julho de 2015



Um destes peneireiros ingressou no RIAS após ter caído do ninho, em Faro. Era uma cria que ainda não conseguia voar. Foi necessário alimentá-lo até crescerem todas as penas necessárias ao voo. Posteriormente foi submetido a treinos de voo e caça.


O outro peneireiro era um adulto que se encontrava em cativeiro ilegal e foi apreendido pelo SEPNA da GNR. Como se encontrava em cativeiro estava já um pouco domesticado. Foi necessário colocá-lo com outros indivíduos da mesma espécie para que, através da socialização, recuperasse os seus instintos.

Ambos os animais foram devolvidos à natureza no Hotel Robinson Club Quinta da Ria, em Vila Nova de Cacela.




Sem comentários: