O RIAS é o Centro de Recuperação e Investigação de Animais Selvagens da Ria Formosa e está localizado em Olhão. Desde meados de 2009 a sua gestão está a cargo da Associação ALDEIA, em parceria com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e a ANA-Aeroportos de Portugal, através do Aeroporto de Faro.

terça-feira, 28 de julho de 2015

Actividade Ciência Viva no Verão - "O que comem as nossas aves?"


A primeira actividade do RIAS no âmbito do programa de actividade Ciência Viva no Verão, realizou-se no passado dia 17 de Julho. O tema foi "O que comem as nossas aves?". Primeiro os participantes ouviram atentamente o que comem e quais as adaptações que cada espécie tem para se alimentar, desde as garras afiadas das rapinas aos bicos "estranhos" do flamingo e do coelheiro, finalizando com os pequenos passeriformes. Para estes últimos, os participantes construíram comedouros com materiais reciclados - garrafas PET e embalagens de leite. No final puderem devolver à natureza dois animais recuperados no RIAS.



Devolução à Natureza de uma andorinha-dos-beirais (Delichon urbicum) e de um andorinhão-preto (Apus apus)
Quinta de Marim - Olhão
17 de Julho de 2015




Um andorinhão-preto e uma andorinha-dos-beirais ingressaram no RIAS ambos devido a queda de ninho. Eram ainda crias com as penas pouco desenvolvidas não sendo capazes de voar. A sua recuperação consistiu em alimentação adequada até que crescessem todas as penas necessárias ao voo. Foram devolvidos à natureza por participantes da actividade Ciência Viva no Verão - "O que comem as nossas aves".


Sem comentários: