O RIAS é o Centro de Recuperação e Investigação de Animais Selvagens da Ria Formosa e está localizado em Olhão. Desde meados de 2009 a sua gestão está a cargo da Associação ALDEIA, em parceria com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e a ANA-Aeroportos de Portugal, através do Aeroporto de Faro.

quarta-feira, 17 de junho de 2015

Dia do Camaleão



No passado dia 13 de Junho, o RIAS e a Associação Cultural e Recreativa Amarelarte realizaram um dia dedicado ao Camaleão. 
A actividade começou às 10h com um percurso pela Quinta de Marim para encontrar camaleões, onde os participantes encontraram 2 camaleões adultos.
Depois foi realizada uma visita ao centro de interpretação ambiental do RIAS e foi devolvido à natureza um camaleão que tinha ingressado no centro (ver abaixo). Seguiu-se um almoço partilhado no parque de merendas. 






No final, crianças e adultos meteram mãos à obra para construir um camaleão com materiais naturais - palha, terra, pedras, troncos e folhas.

Queremos agradecer à Associação Amarelarte por esta iniciativa e a todas as famílias participantes pela sua presença. 





Devolução à Natureza de um camaleão-comum (Chamaeleo chamaeleon)
Quinta de Marim - Olhão
13 de Junho de 2015



Um camaleão-comum foi encaminhado para o RIAS após um particular o ter encontrado perto de uma estrada. O animal não apresentava lesões pelo que ficou apenas um dia em observação para se verificar se o comportamento era o normal da espécie. Foi devolvido à natureza por participantes da actividade Dia do Camaleão e foi baptizado de "RIAS".



Sem comentários: