O RIAS é o Centro de Recuperação e Investigação de Animais Selvagens da Ria Formosa e está localizado em Olhão. Desde meados de 2009 a sua gestão está a cargo da Associação ALDEIA, em parceria com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e a ANA-Aeroportos de Portugal, através do Aeroporto de Faro.

terça-feira, 19 de maio de 2015

Saída de Campo em Cacela Velha no âmbito da iniciativa "Passos Contados"



No passado dia 19 de Maio o RIAS participou na iniciativa "Passos contados" do Centro de Investigação e Informação do Património de Cacela / CMVRSA. Pelas 9h30 cerca de 30 participantes reuniram-se no centro de Cacela Velha para dar inicio a um percurso sob o tema "Pássaros do campo e da ria. Cantos, voos e habitats" guiado por Thijs Valkenburg e Fábia Azevedo. Antes de iniciar o passeio foi devolvida à natureza uma gaivota-de-patas-amarelas recuperada no centro (ver abaixo). O percurso de cerca de 3 horas passou por diferentes habitats e foram possíveis observar e/ou ouvir cerca de 30 espécies.




Devolução à Natureza de uma gaivota-de-patas-amarelas (Larus michahellis)
Cacela Velha - Vila Real de Santo António
17 de Maio de 2015


Uma gaivota-de-patas-amarelas foi encontrada em Albufeira e entregue no SEPNA que a encaminhou para o RIAS através dos vigilantes da natureza do Parque Natural da Ria Formosa. Encontrava-se bastante debilitada e desidrata pelo que a sua recuperação consistiu em administração de fluídos e alimentação. A gaivota foi devolvida à natureza por participantes da saída de campo da iniciativa "Passos Contados".


Sem comentários: