O RIAS é o Centro de Recuperação e Investigação de Animais Selvagens da Ria Formosa e está localizado em Olhão. Desde meados de 2009 a sua gestão está a cargo da Associação ALDEIA, em parceria com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e a ANA-Aeroportos de Portugal, através do Aeroporto de Faro.

quarta-feira, 22 de abril de 2015

RIAS no "Portugal em Directo" da RTP1

A RTP esteve mais uma vez no RIAS para a realização de uma reportagem sobre o trabalho do centro. 


Em destaque nesta reportagem estiveram 2 grifos (Gyps fulvus) que devido à impossibilidade de serem devolvidos à natureza (um deles por um problema no crescimento das penas, o outro devido a uma fractura já antiga que sofreu ao embater numa torre eólica), foram transferidos para o Bioparc Doué la Fontaine, em França. Estes animais vão integrar um programa de reprodução em cativeiro que irá futuramente auxiliar projectos de reintrodução desta espécie na Europa. 
Este processo foi promovido e mediado pela Vultures Conservation Foundation, entidade de referência a nível europeu para a conservação de abutres.




Para além da referência aos grifos, a RTP salientou também outros animais em recuperação no centro, nomeadamente os ouriços-cacheiros (Erinaceus europaeus).





A reportagem está disponível no seguinte link: 

Sem comentários: