O RIAS é o Centro de Recuperação e Investigação de Animais Selvagens da Ria Formosa e está localizado em Olhão. Desde meados de 2009 a sua gestão está a cargo da Associação ALDEIA, em parceria com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e a ANA-Aeroportos de Portugal, através do Aeroporto de Faro.

quinta-feira, 19 de março de 2015

Devoluções à Natureza de dia 9 de Março de 2015

Devolução à Natureza de dois francelhos (Falco naumanni
Vale Gonçalinho - Castro Verde
9 de Março de 2015


Este dois fracelhos ingressaram no RIAS no Verão de 2014, tendo sido encontrados, ainda juvenis, em Castro Verde, por técnicos da LPN. Ambos apresentava fractura num das asas pelo que o seu tratamento consistiu em imobilizar a zona afectada. Posteriormente foram submetidos a treinos de voo e caça. Foram devolvidos à natureza perto do local onde os encontraram e quem os libertou chamou-lhes "Azinhal" e "Alcaria", respectivamente. 




Devolução à Natureza de uma abetarda (Otis tarda)
Vale Gonçalinho - Castro Verde
9 de Março de 2015




Uma abertada foi encontrada por um particular no centro de Albufeira, um local muito incomum para esta espécie. No exame clínico verificou-se que o animal estava um pouco debilitado e apresentava pequenas feridas no pescoço. As feridas eram superficiais e apenas foi necessário limpá-las e desinfectá-las, tendo-se disponibilizado alimento e água até atingir um peso ideal. A abetarda foi devolvida à natureza em Castro Verde e foi baptizada por quem a encontrou de "Alcaria".





Sem comentários: