O RIAS é o Centro de Recuperação e Investigação de Animais Selvagens da Ria Formosa e está localizado em Olhão. Desde meados de 2009 a sua gestão está a cargo da Associação ALDEIA, em parceria com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e a ANA-Aeroportos de Portugal, através do Aeroporto de Faro.

terça-feira, 24 de março de 2015

Devoluções à Natureza de dia 12 de Março de 2015

Devolução à Natureza de uma gaivota-d'asa-escura (Larus fuscus)
Quinta de Marim - Olhão
12 de Março de 2015





Uma gaivota-d'asa-escura foi encontrada em Olhão por um particular. No exame físico verificou-se que apresentava uma fractura na pata pelo que foi necessário imobilizar a mesma através de uma ligadura com tala. Quando a lesão cicatrizou foi submetida a treinos de voo. Durante o período de internamento danificou algumas penas primárias pelo que foi necessário proceder ao excerto de penas ("Imping"). 




Devolução à Natureza de um Guincho-comum (Larus ridibundus)
Praia de Faro - Faro
12 de Março de 2015




Este guincho-comum foi encontrado por um particular na Praia de Faro, que o encaminhou para o RIAS. Encontrava-se muito débil não sendo capaz de voar. A sua recuperação consistiu em disponibilizar comida e água em abundância até que reestabelecesse as forças. Foi então submetido a treinos de voo, tendo sido devolvido à Natureza por quem o encontrou, que o baptizou de "Papo".


Sem comentários: