O RIAS é o Centro de Recuperação e Investigação de Animais Selvagens da Ria Formosa e está localizado em Olhão. Desde meados de 2009 a sua gestão está a cargo da Associação ALDEIA, em parceria com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e a ANA-Aeroportos de Portugal, através do Aeroporto de Faro.

sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

Devolução à Natureza de dois peneireiros-vulgares

Devolução à Natureza de dois peneireiros-vulgares (Falco tinnunculus)
Quinta de Marim - Olhão
31 de Dezembro de 2014



Dois peneireiros-vulgares foram encontrados por particulares, em Faro e Albufeira, e encaminhados para o RIAS pela GNR-SEPNA de Faro e pelos vigilantes do Parque Natural da Ria Formosa.

O primeiro apresentava uma das asas com fractura sobreposta pelo que foi necessário proceder a uma cirurgia de forma a alinhar o osso. Os tratamentos pós-cirúrgicos incluíram limpeza da cavilha e suturas e administração de antibiótico e anti-inflamatório. Após a remoção dos pontos foi sujeito a exercícios de fisioterapia até a postura da asa normalizar.

O segundo peneireiro ingressou no RIAS vítima de cativeiro ilegal. A sua recuperação consistiu em reavivar os seus instintos naturais de forma a que este pudesse voltar a ser independente na natureza.

Ambos os peneireiros foram submetidos a treinos de voo e caça, tendo sido devolvidos à natureza por técnicos do RIAS.


video

Sem comentários: