O RIAS é o Centro de Recuperação e Investigação de Animais Selvagens da Ria Formosa e está localizado em Olhão. Desde meados de 2009 a sua gestão está a cargo da Associação ALDEIA, em parceria com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e a ANA-Aeroportos de Portugal, através do Aeroporto de Faro.

terça-feira, 27 de maio de 2014

Devoluções à Natureza de dia 21 de Maio

Devolução à Natureza de 3 andorinhas-dos-beirais (Delichon urbicum
Quinta de Marim - Olhão
21 de Maio de 2014



As três andorinhas-dos-beirais chegaram ao RIAS depois de terem sido reencaminhadas por vigilantes do Parque Natural do Vale do Guadiana. Eram ainda bastante jovens e foi necessário alimentá-las e esperar que crescem as penas necessárias ao voo.
Foram devolvidas à natureza por uma voluntária e duas técnicas do RIAS.





Devolução à Natureza de um melro-preto (Turdus merula)
Quinta de Marim - Olhão
21 de Maio de 2014



Um melro-preto ingressou no RIAS depois de ter sido encontrado por um particular. O animal era ainda juvenil e tinha caído do ninho, não apresentando lesões. Foi necessário alimentá-lo e esperar o crescimento de todas as penas necessárias ao voo. 
O melro foi devolvido à natureza por uma técnica do RIAS.


video

Devolução à Natureza de um gaivota-de-patas-amarelas

Devolução à Natureza de um gaivota-de-patas-amarelas (Larus michahellis)
Quinta de Marim - Olhão
20 de Maio de 2014



Uma gaivota-de-patas-amarelas foi encontrada em Portimão bastante debilitada. A sua recuperação consistiu em administrar fluídos e auxiliar na alimentação durante os primeiros dias até recuperar forças para se alimentar sozinha. Posteriormente foi submetida a treinos de voo.
A gaivota foi devolvida à natureza por duas turmas, no âmbito de uma parceria com a Quinta do Peral e como actividade final desta colaboração.


video

quinta-feira, 22 de maio de 2014

Relatório de Actividades de 2013

O relatório anual do RIAS referente ao ano de 2013 encontra-se disponível para consulta no site da ALDEIA em:



segunda-feira, 19 de maio de 2014

Visita da EB 2,3 da Mexolhoeira Grande



Duas turmas da EB 2, 3 da Mexolhoeira Grande visitaram o RIAS no âmbito da Campanha de Apadrinhamento para Escolas. O grupo mostrou-se bastante interessado na apresentação sobre o nosso centro e sobre algumas das principais espécies que recebemos. No final puderam devolver à natureza um animal apadrinhado (ver abaixo).

Devolução à Natureza de uma gaivota-de-patas-amarelas (Larus michahellis)
Quinta de Marim - Olhão
13 de Maio de 2014




Uma gaivota-de-patas-amarelas foi encontrada na zona de Albufeira e reencaminhada para o RIAS. O animal apresentava sintomas de doença, não tendo forças para se pôr em pé nem para se alimentar sozinha. O seu tratamento consistiu em auxiliar na alimentação nos primeiros dias e em posteriores treinos de voo.
A gaivota foi devolvida à natureza por duas turmas da EB 2,3 da Mexolhoeira Grande que a apadrinharam e a baptizaram de "Mexi".


video



Workshop de comedouros


No passado dia 11 de Maio o RIAS realizou no aeroporto de Faro um workshop de comedouros para assinalar o Dia Mundial das Aves Migradoras (8 de Maio). Os participantes foram jovens familiares dos trabalhadores da ANA - Aeroportos, um dos nossos principais parceiros. Para além da construção de comedouros através da reutilização de garrafas de plástico realizaram-se ainda diversos jogos. 




Devolução à Natureza de uma cegonha-branca

Devolução à Natureza de uma cegonha-branca (Ciconia ciconia)
Quinta de Marim - Olhão
10 de Maio de 2014


Uma cegonha-branca foi encontrada na doca de Olhão por trabalhadores da Tunipex. O animal encontrava-se debilitado e tinha caído à água. Foi necessário administrar fluídos e secá-la rapidamente. Assim que recuperou forças para se colocar em pé e se alimentar sozinha foi colocada no exterior. 
A Tribo de Escuteiros do Grupo 197 de Quelfes da AEP tinha apadrinhado o animal e participou na sua devolução à natureza baptizando-o de "Patacho".


video

Devolução à Natureza de uma gaivota-d'asa-escura

Devolução à Natureza de uma gaivota-d'asa-escura (Larus fuscus)
Quinta de Marim - Olhão
10 de Maio de 2014


Uma gaivota-d'asa-escura foi encontrada na ilha da Culatra por um particular que a reencaminhou para o RIAS. Foi-lhe diagnosticada uma doença que a enfraquecia pelo que foi necessário aplicar tratamento especifico para a patologia e auxiliar na alimentação nos primeiros dias. Assim que recuperou forças foi submetida a treinos de voo. 
A gaivota foi devolvida à natureza por um grupo de visitantes do CIA.




video

quarta-feira, 14 de maio de 2014

Voluntariado do Agrupamento 1200-Quelfes do Corpo Nacional de Escutas

Um grupo de jovens do Agrupamento 1200-Quelfes do Corpo Nacional de Escutas realizou voluntariado no RIAS no passado dia 9 de Maio. A sua ajuda foi muito importante na limpeza e manutenção do charco do centro. Colaboraram ainda na distribuição de alimentação para os animais em recuperação.
Depois do trabalho tiveram a oportunidade de devolver à natureza uma gaivota-d'asa-escura.


Devolução à Natureza de uma gaivota-d'asa-escura (Larus fuscus)
Quinta de Marim - Olhão
9 de Maio de 2014


A gaivota-d'asa-escura foi encontrada por um vigilante da natureza do Parque Natural do Vale do Guadiana. O animal tinha uma luxação na asa direita pelo que foi necessário imobilizar a zona afectada. Após a recuperação total do trauma a gaivota foi submetida a treinos de voo.
O animal foi devolvido à natureza por cinco voluntários.


video



Devolução à Natureza de um mocho-galego

Devolução à Natureza de um mocho-galego (Athene noctua)
EB 2,3 Professora Paula Nogueira - Olhão
8 de Maio de 2014


Um mocho-galego ingressou no RIAS depois de ter sido reencaminhado pela equipa do SEPNA de Albufeira. O animal não tinha lesões encontrando-se, no entanto, visivelmente debilitado. A recuperação consistiu em alimentação e posteriores treinos de voo e de caça.
Duas turmas da Escola Básica 2, 3 Professora Paula Nogueira juntaram-se numa campanha para apadrinhar animais em recuperação no RIAS tendo o mocho sido um deles. Os jovens participaram na devolução à natureza com entusiasmo, baptizando-o de "Eco".

video

terça-feira, 13 de maio de 2014

Devolução à Natureza de Camaleão

Devolução à Natureza de Camaleão (Chamaeleo chamaeleon)
Quinta de Marim - Olhão
8 de Maio de 2014




Um camaleão foi entregue no RIAS depois de alguém o ter apanhado com intensão de o manter em cativeiro. O animal acabou por ser reencaminhado para o RIAS e apresentava boa condição física pelo que foi rapidamente devolvido à natureza por uma voluntária do nosso centro.

video

Visita da Alcateia do Grupo 197 de Quelfes da AEP


No passado dia 3 de Maio cerca de 15 escuteiros da Alcateia do Grupo 197 de Quelfes da AEP visitou o RIAS no âmbito da Campanha de Apadrinhamentos para Escola.
Foi realizada uma visita guiada ao Centro de Interpretação Ambiental e um Jogo de Tabuleiro sobre a fauna selvagem de Portugal.
No final das actividades o grupo devolveu à Natureza o animal apadrinhado (ver abaixo).

Devolução à Natureza de uma coruja-das-torres (Tyto alba)
Quinta de Marim - Olhão
3 de Maio de 2014



A coruja-das-torres foi encontrada na zona de Aljezur, tendo ingressado no RIAS bastante debilitada. O seu tratamento consistiu essencialmente em alimentação e seguimento da sua condição física. Numa fase posterior, o animal foi submetido a treinos de voo e caça.
A coruja foi apadrinhada por um grupo de escuteiro que participou na sua devolução à natureza.


video

Dia aberto do Parque Natural da Ria Formosa

O Parque Natural da Ria Formosa abriu as portas para um dia repleto de actividades ligadas à natureza em mais uma edição do Dia Aberto, que decorreu no passado dia 3 de Maio.
O RIAS participou neste evento com a realização de visitas guiadas ao Centro de Interpretação Ambiental, jogos e actividades de educação ambiental para crianças e ainda com a devolução à natureza de animais recuperados no centro (ver abaixo).


Devolução à Natureza de uma gaivota-d'asa-escura (Larus fuscus) e de uma gaivota-de-patas-amarelas (Larus michahellis)
Quinta de Marim - Olhão
3 de Maio de 2014





A gaivota-d'asa-escura foi encontrada por um particular na zona de Tavira e a gaivota-de-patas-amarelas chegou-nos da zona de Albufeira. Ambos os animais encontravam-se debilitados e foi necessário administrar-lhes fluídos e auxiliar na alimentação nos primeiros dias. Posteriormente foram submetidos a treinos de voo.
As gaivotas foram devolvidas à Natureza no dia aberto do Parque Natural da Ria Formosa na presença de cerca de 30 pessoas e foram baptizadas de "Carolina" e "Diogo".


video



quinta-feira, 8 de maio de 2014

Devolução à Natureza de uma andorinha-das-chaminés

Devolução à Natureza de uma andorinha-das-chaminés (Hirundo rustica)
Quinta de Marim - Olhão
3 de Maio de 2014


Uma andorinha-das-chaminés ingressou no RIAS depois de ter sido encontrada na Fuseta por um particular. A andorinha apresentava fractura numa das asas pelo que a sua recuperação consistiu em imobilizar a zona afectada. Verificando-se a recuperação completa do trauma foi retirada a ligadura e acompanhou-se o comportamento por alguns dias para observar se voava sem dificuldades.
O animal foi devolvido à Natureza pela sua "madrinha" cujo apadrinhamento foi uma oferta do Dia da Mãe.


video


terça-feira, 6 de maio de 2014

Visita das turmas 5ºA e 5ºC da Escola Básica de Castro Marim


As turmas A e C do 5º ano da Escola Básica de Castro Marim visitaram o RIAS no passado dia 28 de Abril para participarem em actividades de educação ambiental, no âmbito da "Campanha de Apadrinhamento para Escolas". Cerca de 20 alunos e 2 professoras assistiram a uma breve apresentação sobre o trabalho do centro e as espécies mais comuns, participaram em dois jogos sobre a nossa fauna e ajudaram a devolver à natureza um dos animais apadrinhados (ver abaixo).





Devolução à Natureza de um lebre (Lepus granatensis)
Quinta de Marim - Olhão
28 de Abril de 2014



Uma cria de lebre foi reencaminhada para o RIAS depois de a terem encontrado na zona de Montenegro. O animal não apresentava lesões ou doença, mas ainda não era autónoma para se alimentar sozinha. Assim a sua recuperação consistiu em alimentá-la primeiramente com papa através de seringa, depois granulado e por fim feno. 


video


Visita do Grupo de 10ª ano de Catequese da Paróquia de Santa Bárbara de Nexe

No âmbito da "Campanha de Apadrinhamento para Escola" o grupo de 10º ano de Catequese da Paróquia de Santa Barbara de Nexe visitou o RIAS no passado Sábado dia 26 de Abril. O grupo de aproximadamente 15 participantes ouviu com interesse a visita guiada no Centro de Interpretação Ambiental fazendo perguntas e expressando vontade de voltar ao RIAS como voluntários. Para além do apadrinhamento o grupo contribuiu ainda com sacos de comida seca e desinfectantes. A visita foi rápida e não ouve tempo para os habituais jogos de educação ambiental, contudo o grupo devolveu à natureza os animais apadrinhados: dois cágados-mediterrânicos (ver abaixo).



Devolução Natureza de dois cágados-mediterrânicos (Mauremys leprosa)
Quinta de Marim - Olhão
26 de Abril de 2014



Um cágado-mediterrânico foi entregue por um particular que o encontrou longe de qualquer ponto de água na zona de Tunes. O animal era um adulto e encontrava-se em boas condições físicas pelo que a sua recuperação foi bastante rápida. O outro indivíduo era um juvenil e foi entregue no RIAS pelo mesmo motivo do anterior. Apesar de bastante pequeno já era autónomo, alimentava-se bem e estava em boas condições físicas.
Os cágados foram baptizados de "Bárbara" e de "Nexe" aquando da sua devolução à natureza.