O RIAS é o Centro de Recuperação e Investigação de Animais Selvagens da Ria Formosa e está localizado em Olhão. Desde meados de 2009 a sua gestão está a cargo da Associação ALDEIA, em parceria com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e a ANA-Aeroportos de Portugal, através do Aeroporto de Faro.

terça-feira, 29 de abril de 2014

Devolução à Natureza de uma rola-turca

Devolução à Natureza de uma rola-turca (Streptopelia decaoto)
Quinta de Marim - Olhão
24 de Abril de 2014


Uma cria de rola-turca foi encontrada por técnicos do Zoomarine que a reencaminharam para o RIAS. O animal tinha caído do ninho não apresentando, no entanto, nenhuma lesão. Foi necessário alimentá-la e esperar que crescessem todas as penas necessárias ao voo. A rola foi devolvida à natureza por uma voluntária do RIAS que a baptizou de "Vitória".


As crias de rola comem uma papa específica que os seus progenitores regurgitam. Desta forma, estas crias são muito complicadas de recuperar num centro de recuperação, uma vez que é muito difícil alimentá-las como aconteceria naturalmente.  Assim esta foi a primeira cria de rola que o RIAS conseguiu recuperar com sucesso.  

Visita de uma turma de Biologia da Universidade do Algarve

No passado dia 23 de Abril uma turma da Licenciatura em Biologia da Universidade do Algarve visitou a Quinta de Marim e o RIAS. Assistiram a uma apresentação detalhada do trabalho do RIAS e tiveram a oportunidade de conhecer as instalações.



Voluntariado de um grupo de alunos da Escola EB 2,3 Neves Junior de Faro

Um grupo de alunos da Escola EB 2,3 Neves Júnior de Faro estiveram no RIAS para realizar uma manhã de voluntariado. Primeiro foi feita uma pequena apresentação sobre o RIAS e posteriormente os participantes ajudaram a limpar e retirar ervas de uma câmara de recuperação exterior que estava a ser usada para criação de cágados-de-carapaça-estriada no âmbito do projecto LIFE + Trachemys.
Para compensar o seu esforço participaram na devolução à natureza uma gaivota-d'asa-escura recuperada no centro (ver abaixo).

Devolução à Natureza de uma gaivota-d'asa-escura (Larus fuscus)
Quinta de Marim - Olhão
22 de Abril de 2014



Esta gaivota-d'asa-escura chegou ao RIAS depois de ter sido encontrada por um particular em Portimão. O animal encontrava-se fraco devido a desnutrição pelo que o seu tratamento consistiu em alimentação adequada e posteriores treino de voo.


video


Devolução à Natureza de um andorinhão-preto

Devolução à Natureza de um andorinhão-preto (Apus apus)
Quinta de Marim - Olhão
18 de Abril de 2014


Um andorinhão-preto foi encontrado na zona de Albufeira e reencaminhado para o RIAS pelo SEPNA de Albufeira. O animal encontrava-se um pouco debilitado e suspeita-se que tenha voado contra uma estrutura. A sua recuperação consistiu em alimentação, seguimento da sua condição corporal e comportamento e por fim em treinos de voo. O animal foi devolvido à natureza por uma técnica do RIAS.

video






segunda-feira, 28 de abril de 2014

Visita do Centro de Estudos "Pedro e Guigui" ao RIAS

No passado dia 15 de Abril um grupo de crianças do Centro de Estudos "Pedro e Guigui" esteve no RIAS no âmbito da "Campanha de Apadrinhamentos para Escolas". O grupo participou em diversos jogos onde aprendeu um pouco mais sobre a fauna selvagem portuguesa com especial ênfase nas espécies mais frequentes no RIAS.
Depois das actividades procederam à devolução à natureza do animal apadrinhado (ver abaixo).



Devolução à Natureza de uma gaivota-d'asa-escura (Larus fuscus)
Quinta de Marim - Olhão
15 de Abril de 2014


Uma gaivota-d'asa-escura juvenil foi encontrada em Portimão por um particular. Os vigilantes da natureza do Parque Natural da Ria Formosa reencaminharam a gaivota para o RIAS com prontidão e foi-lhe diagnosticado debilidade por desnutrição. Foi necessário auxiliar a alimentação nos primeiros dias por se encontrar muito fraca para se alimentar sozinha e foi posteriormente submetida a treinos de voo. A gaivota foi devolvida à natureza pelos seus padrinhos do centro de estudos "Pedro e Guigui".


Participação do RIAS no ENEB 2014

O RIAS participou mais uma vez no Encontro Nacional de Estudantes de Biologia que se realizou na Universidade do Algarve entre os dias 11 e 15 de Abril.
A nossa participação neste evento consistiu com três actividades:
- Palestra intitulada "Centros de Recuperação de Fauna Selvagem em Portugal: o exemplo do RIAS", dada por Fábia Azevedo; 
-  Workshop de Iniciação à Observação de Aves, por Thijs Valkenburg;
- Workshop Prático de Iniciação à Necrópsia de Aves Selvagens, por Hugo Lopes e António Cotão.


Palestra "Centros de Recuperação de Fauna Selvagem em Portugal: o exemplo do RIAS"

Esta palestra foi leccionada no Domingo dia 13, pelas 11h, e contou com a participação de centenas de estudantes.



Workshop de Iniciação à Observação de Aves

O workshop iniciou-se às 9h30 com a parte teórica sobre identificação de espécies e seguiu-se uma parte prática na zona circundante ao pólo da Universidade das Gambelas, onde os participantes tiveram a oportunidade de conhecer e identificar as principais espécies de aves selvagens existentes na zona. 

 


Workshop Prático de Iniciação à Necrópsia de Aves Selvagens

Neste workshop os participantes puderam aprender sobre técnicas de necrópsia de aves selvagens, com destaque para os aspectos de maior relevância para a clínica de recuperação. Este workshop teve uma abordagem totalmente prática.



Devolução à Natureza de um andorinhão-pálido

Devolução à Natureza de um andorinhão-pálido (Apus pallidus)
Quinta de Marim - Olhão
14 de Abril de 2014




Um andorinhão-pálido ingressou no RIAS após ter sido encontrado em Olhão. O animal encontrava-se desorientado e suspeita-se que tenha colidido contra uma estrutura, não apresentando no entanto lesões. A sua recuperação consistiu em alimentação e posteriores treinos de voo, sendo uma recuperação rápida.
O animal foi devolvido à natureza por uma voluntária do RIAS.

Devolução à Natureza de uma gaivota-d'asa-escura

Devolução à Natureza de uma gaivota-d'asa-escura (Larus fuscus)
Quinta de Marim - Olhão
11 de Abril de 2014


Uma gaivota-d'asa-escura ingressou no RIAS depois de ter sido encontrada por um particular na zona da Fuzeta. O animal, ainda juvenil, apresentava sintomas de debilidade/desnutrição pelo que o seu tratamento consistiu essencialmente em alimentação e treinos de voo.
A gaivota foi devolvida à natureza por quem a encontrou e que a baptizou "Liberdade".

Visita do CATL da Cavalinha, Cruz Vermelha Portuguesa, delegação Olhao ao RIAS para a "Hora do Conto"

Nos dias 10 e 11 de Abril quatro turmas do 1º ao 4º ano visitaram o Centro de Interpretação Ambiental do RIAS para a realização da actividade "Hora do Conto". 
O conto intitulado "Mauro e Emília" de Mafalda Alves remete para a importância de preservar a nossa fauna selvagem e para o problema das espécies invasoras.


Depois do conto os participantes tiveram ainda a oportunidade de realizar diversas actividades didácticas e de devolver à natureza diversos animais recuperados no centro (ver abaixo).






Devolução à Natureza de dois cágados-mediterrânicos (Mauremys leprosa)
Quinta de Marim - Olhão
10 e 11 de Abril de 2014


Um cágado-mediterrânico foi entregue no RIAS voluntariamente por quem o tinha em casa e outro chegou-nos por intermédio de um particular que o encontrou num local pouco apropriado para a espécie. Em ambos os casos foi necessário alimentá-los e seguir o seu comportamento e condição física até se encontrarem prontos para a devolução à natureza.


Devolução à Natureza de um gaivota-d'asa-escura (Larus fuscus) e de um guincho (Larus ridibundus)
Quinta de Marim - Olhão
10 e 11 de Abril de 2014



O guincho foi encontrado em Portimão por um particular e tinha sintomas de doença. A gaivota-d'asa-escura foi reencaminhada para o RIAS por um particular que a encontrou na Fuseta, sendo que estava desnutrida. Em ambos os casos foi necessário auxiliar na alimentação nos primeiros dias até ganharem forças para se alimentarem sozinhas. Posteriormente foram submetidas a treinos de voo. 


quinta-feira, 24 de abril de 2014

Palestra na Universidade do Algarve

No dia 9 de Abril o RIAS foi à Universidade do Algarve a convite do NEBUA  - Núcleo de Estudantes de Biologia da Universidade do Algarve - para apresentar o nosso trabalho.
A coordenadora e bióloga Fábia Azevedo falou um pouco sobre as características e gestão do centro, espécies mais frequentes e causas de ingresso mais usuais.
A plateia apesar de pequena mostrou-se bastante interessada.




Devolução à Natureza de um cágado-de-carapaça-estriada

Devolução à Natureza de um cágado-de-carapaça-estriada (Emys orbicularis)
Quinta de Marim - Olhão
6 de Abril de 2014




Um cágado-de-carapaça-estriada foi encontrado num local pouco apropriado à sua espécie e foi por isso reencaminhado até ao RIAS. Depois de examinado e de se ter verificado que se encontrava bem o animal foi rapidamente devolvido à natureza.

video

quarta-feira, 9 de abril de 2014

Workshop Prático de Recuperação de Animais Silvestres, 17ª Edição


Nos passados dias 4, 5 e 6 de Abril foi realizada mais uma edição do Workshop Prático de Recuperação de Animais Silvestres. Este ano a actividade contou com 25 participantes de diversas áreas de formação. Os dois primeiros dias do workshop foram dedicados à parte teórica de identificação de espécies, causas comuns de ingresso, técnicas de manuseamento e funcionamento e gestão de um centro de recuperação, com visita às instalações do RIAS.



O último dia foi totalmente dedicado a uma vertente mais prática onde os participantes aprenderam como manipular as diferentes espécies, efectuar diversos tipos de ligaduras e a administrar medicamentos com diferentes técnicas.

terça-feira, 8 de abril de 2014

Devolução à Natureza de uma perna-vermelha-comum

Devolução à Natureza de uma perna-vermelha-comum (Tringa totanus)
Quinta de Marim - Olhão
01 de Abril de 2014


Um perna-vermelha-comum foi encontrado preso em redes, na Quinta de Marim. Apesar de se encontrar preso o animal não apresentava lesões estando apenas um pouco debilitado. A sua recuperação consistiu em alimentação e a sua passagem pelo RIAS foi breve. 
O perna-vermelha foi devolvido à natureza por quem o encontrou e que o baptizou de "Vicente".



video

sexta-feira, 4 de abril de 2014

Passos Contados - Passeio guiado por Cacela Velha

No passado dia 30 de Março os técnicos do RIAS Thjis Valkenburg e Fábia Azevedo guiaram um passeio para observação de aves inserido na iniciativa da CIIPC - Centro de Investigação e Informação do Património de Cacela - Passos Contados.
O passeio contou com cerca de 30 participantes e decorreu das 9h30 às 13h, tendo sido observadas e ouvidas 32 espécies.




O preço simbólico do passeio reverteu a 100% para ajudar o trabalho do RIAS pelo que agradecemos a todos os participantes e à organização pela iniciativa!



Passeio guiado com escola E.B.2,3 Santo António de Faro




No passado dia 29 de Março uma turma do 6º ano da escola E.B. 2,3 Santo António de Faro realizou um passeio para observação de aves da Ria Formosa guiado pelo RIAS.
A actividade, que se inseriu no âmbito da Campanha de Apadrinhamento para Escolas, começou às 9h30 e prolongou-se até à hora de almoço terminando com um piquenique. 
Os alunos apadrinharam duas gaivotas-d'asa-escura que devolveram à natureza nesse dia (ver abaixo).


Devolução à Natureza de duas gaivotas-d'asa-escura (Larus fuscus)
Ludo - Faro
29 de Março de 2014


Duas gaivotas-d'asa-escura foram reencaminhadas para o RIAS, depois de terem sido encontradas por particulares uma em Portimão e outra em Quarteira. Ambas tinham sintomas de debilidade tendo sido necessárias alimentá-las e seguir a sua condição corporal. Posteriormente foram submetidas a treinos de voo. Foram devolvidas à natureza por uma turma que as apadrinhou e as baptizou de "Kin" e "Nin".

video


Devolução à Natureza de dois cágados-mediterrânicos

Devolução à Natureza de dois cágados-mediterrânicos (Mauremys leprosa)
Quinta do Lago - Loulé
28 de Março 2014


Dois cágados-mediterrânicos ingressaram no RIAS por terem sido encontrados em caminhos pouco seguros para crias. Um foi encontrado no Ludo por um particular e outro foi encontrado em Marim por um técnico do RIAS. Em ambos os casos a sua recuperação consistiu em alimentação e verificação do seus comportamentos. Concluindo-se que se encontravam aptos foram devolvidos à natureza por uma voluntária do RIAS.

video



quarta-feira, 2 de abril de 2014

Mercadinho de Primavera, em Cacela Velha

No passado dia 23 de Março o RIAS esteve presente no Mercadinho de Primavera em Cacela Velha, organizado pala ADRIP
Este evento decorreu das 10h30 às 17h30 e contou com a presença de artesãos, espaços de artigos em segunda mão, produtos alimentares da região, cremes e sabonetes naturais e música. O RIAS participou com uma banca para venda de produtos feitos por voluntários desde carteiras, blocos de notas e porta-chaves e ainda com venda de livros e t-shirts.




Visita da Turma 5ºD da Escola E.B. 2,3 Professor Paula Nogueira ao RIAS


No Sábado dia 22 de Março a turma 5ºD da Escola E.B. 2,3 Professor Paula Nogueira, em Olhão, deslocou-se ao RIAS para realizar actividades de educação ambiental no âmbito da Campanha de Apadrinhamentos para Escolas. Cerca de 20 alunos assistiram primeiro a uma apresentação sobre o trabalho do nosso centro e das principais espécies que recebemos com recurso a material biológico.
Depois os alunos foram divididos em dois grupos para a realização de jogos - O "Jogo do RIAS", um jogo de tabuleiro de perguntas, mímica e desenho; e o "Electron", um jogo de ligações (liga o nome à espécie, liga o animal à comida, etc).




Comemoração dos dias mundiais da Floresta e da Água


No passado dia 22 de Março o Centro de Yoga de Olhão e o Parque Natural da Ria Formosa organizaram um evento para comemorar os dias mundiais da Floresta (21/03) e da Água (22/03).
O RIAS foi convidado a participar neste evento através de um passeio guiado para observação de aves que contou com a participação de cerca de 25 pessoas.